São Paulo – O tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, que havia conseguido a pole positon provisória no primeiro treino para definição do grid de largada das Mil Milhas Brasileiras, teve seu tempo anulado e perdeu o primeiro lugar para o quarteto Max Wilson Regis Schuch, André Lara Resente e Flávio Trindade, que vão largar na frente neste domingo na tradicional prova de resistência. Eles conduzem um Porsche 911 GT3 RS.
Piquet havia conseguido a melhor marca do dia na primeira das quatro baterias de treinos. Mas seu tempo foi cassado pelos organizadores da prova sob alegação de que a marca fora estabelecida após ter sido dada a bandeira de encerramento da sessão. Com isso, o tricampeão mundial da F-1 teve que contar com sua segunda melhor marca caindo para terceiro lugar no grid de largada.
O segundo posto foi herdado pelo protótipo AS-BMW conduzido por Felipe Giaffone, Flávio de Andrade e Ruyter Pacheco. Amir Nasr, chefe da equipe de Piquet, se revoltou contra a direção da prova. Ele reconheceu que o tempo foi anulado corretamente, mas alegou que a cronometragem errou ao não registrar a mehor volta do Compacta-BMW do tricampeão durante o treino. Depois da confusão, foi dada como oficial a melhor marca do dia para o Porsche de Max Wilson em 1min40s274.
"Há diferenças entre as regulagens para os treinos oficiais e as de corrida", disse Dener Pires, diretor técnico da Stuttgart, que conseguiu a pole. "A principal é nas suspensões. Nos treinos, o que importa é fazer uma única volta rápida, e eles perdem muita aderência depois de cinco ou seis voltas. Mas para a corrida, o que vale é a duração. Por isso, mudamos as regulagens para que eles agüentem as 45 voltas de cada turno de pilotagem".
Ordem de largada:
1o) Max Wilson, Regis Schuch, André Lara Resende e Flávio Trindade, equipe Stuttgart Sportcar, Porsche 911 GT3 RS, 1min40s274, média de 154,090 km/hora;
2o) Felipe Giaffone, Flávio de Andrade e Ruyter Pacheco, AS-BMW, 1min40s471;
3o) Nelson Piquet, Mario Haberfeld e Rodrigo Piquet, Compacta-BMW, 1min40s849;
4o) Victor Meira, Arialdo Pinho e Hybernon Cysne, BP7-BMW, 1min44s982;
5o) Roberto Samed e Roberto Venezian, Porsche 911 GT2 biturbo, 1min44s982;
6o) Eduardo Homem de Melo, Murilo Macedo Filho e Paulo Gomes, Aldee-VW, 1min45s456;
7o) José Parra, Márcio Sciola e Pedro Gomes, Omega Stock Car, 1min46s114; 8
o) Jair Bana e Tino Viana, Aldee-VW, 1min46s267;
9o) Pedro Pimenta Jr., Amaury Pires e Daniel Gianfranti, Aldee-VW, 1min47s068;
10o) Leonardo Vital e Elio Vital, Protótipo VW, 1min47s292.