Recife - A temporada de 2001 começou agitada e com mudanças para a natação pernambucana. Além da demissão do técnico do departamento de natação do Sport, Nuno Trigueiro, na última terça-feira, o nadador Gustavo Calado, que fazia parte da Nikita Natação/Sesi, agora defende a equipe do Flamengo, no Rio.
Além de Calado, outros atletas do NN/Sesi vêm sendo sondados pelos principais clubes do Sudeste do País, como Paula Baracho e Guilherme Fortuna.
Campeão brasileiro da categoria juvenil no ano passado, Gustavo, 17 anos, terá hospedagem, alimentação e estudo pagos pelo clube carioca, além de uma ajuda de custo para as despesas extras. Classificado para o Sul-americano Júnior e o Multinations em 2001, o pernambucano ainda terá um técnico exclusivo para orientar os treinamentos. “Será uma ótima oportunidade para que Gustavo estude e participe dos treinos ao lado dos melhores do País”, afirmou José Calado, pai de Gustavo.
Já Paula Baracho, considerada a melhor nadadora estadual da atualidade, recebeu propostas do Flamengo, Vasco e Minas Tênis Clube. “Isso foi em dezembro, mas não foi nada confirmado até agora”, disse Paulinha. O companheiro de equipe, Guilherme Fortuna, chegou a acertar tudo para também ir ao Flamengo, mas desistiu da proposta. Consultado sobre as mudanças na equipe, o técnico Nikita alegou desconhecer a ida de Gustavo Calado ao Rio de Janeiro. “Ele saiu de férias e não voltou aos treinos. Não estou sabendo de nada. Mas sei que Paula e Guilherme vêm recebendo propostas”, alegou.
NOVO RUMO - Depois de ser demitido pelo clube rubro-negro, que justificou a decisão por enxugamento de despesas, Nuno tomou um novo rumo e passa a comandar o departamento de natação do colégio Salesiano a partir da próxima segunda-feira. A idéia do treinador é movimentar a área do parque aquático com turmas de natação competitivas, escolinhas e pólo aquático.