Recife - O jogo Santa Cruz x Ferroviário, marcado para hoje, foi cancelado e passou a ser o segundo do Campeonato Pernambucano de 2001 a não se realizar. Tudo porque o Unibol trava batalha jurídica contra a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O pivô é o Íbis, conhecido como o pior time do mundo.
A briga começou no ano passado. Desportiva Vitória, Íbis, Unibol e Ferroviário terminaram o segundo turno como os piores do Estadual e disputaram o Torneio da Morte. Dois ficariam na elite e dois cairiam para a Segunda Divisão. O Íbis estava devendo à FPF R$ 300, não pagou e o clube perdeu os pontos conquistados no Torneio da Morte. O Íbis venceu o Unibol e empatou com o Ferroviário e mesmo assim terminou a competição na lanterna. Vitória e Unibol terminaram na liderança e o Ferroviário ficou em terceiro..
A diretoria do Ferroviário, ao saber da punição ao Íbis, entrou com ação no TJD de Pernambuco e ganhou a causa. Com três pontos, em vez de um conquistado no jogo, o Ferroviário terminou com 11 pontos, um a mais do que Vitória e Unibol. O Ferroviário parecia garantido na Primeira Divisão. O Vitória entraria de qualquer jeito, pois tinha melhor saldo de gols e seria, pelo menos, o segundo colocado.
Os dirigentes do Unibol decidiram também entrar na Justiça desportiva, para pedir os três pontos do jogo contra o Íbis, mas não puderam, pois, segundo a FPF, o prazo para reclamar se esgotara.
O Unibol, sentindo-se prejudicado, apelou ao STJD e perdeu a causa no meio da semana.
”Garantimos a vaga e não vou abrir mão disso”, disse o presidente do Unibol, Jaildo Dantas. que entrou com ação na Justiça comum e obteve a liminar, suspendendo o jogo Ferroviário x Santa Cruz até o julgamento do mérito.
A FPF ganhou recurso e tornou sem efeito a liminar do Unibol.