Porto Alegre - O Esportivo derrotou o São Paulo por 3 a 0 na tarde chuvosa deste sábado, no Estádio da Montanha, e assumiu a vice-liderança do Gauchão 2001. Com o resultado, o time do técnico Jorge Anadon soma 12 pontos na tabela de classificação e fica à frente do 15 de Novembro no critério do saldo de gols. O São Paulo segue na nona colocação, com cinco pontos.
O time de Bento Gonçalves (na foto, contra o São Luiz) foi com tudo para cima do São Paulo no início da partida. No entanto, quem obteve a primeira chance de gol foi a equipe de Rio Grande, com o lateral Digo, em um chute cruzado, de fora da grande área. O lance serviu de alerta ao Esportivo, que reagiu e marcou aos 18 minutos, em cobrança de escanteio. Vandick escorou a bola no primeiro poste, e Paulo Marcelo cabeceou para o fundo da rede.
Dois minutos depois, Rivelino e Vandick quase ampliaram o marcador, em jogadas individuais. A equipe de Ernesto Guedes deu o troco e por pouco não empatou em cobrança de falta, não fosse a defesa do goleiro Cássio. Mas durou pouco a reação do São Paulo. O meia Rivelino arrancou livre de marcação em direção ao gol e foi derrubado pelo zagueiro Ronaldo. Como o jogador era o último atleta, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Se a situação já estava difícil para o time de Ernesto Guedes com um jogador a menos em campo, só piorou com a expulsão de Leandro, logo aos 10 minutos da etapa complementar, por falta em Rivelino. O Esportivo aproveitou a superioridade numérica e abafou o time de Rio Grande no campo de defesa.
O atacante Vandick ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti, defendida por João Scherer, antes de fazer o segundo do Esportivo, aos 18 minutos. O placar ficou definido com o gol de Zé Clei, de pênalti, três minutos depois. O São Paulo ainda teve a expulsão do zagueiro Rudi. No final do jogo, Ernesto Guedes reclamou bastante da arbitragem de Leonardo Gaciba.
O Esportivo volta a campo no próximo domingo, dia 4 de fevereiro, contra o 15 de Novembro, em Campo Bom.
No mesmo
dia, o São Paulo recebe o
Veranópolis, em Rio Grande. As partidas se iniciam às 17h.