Belo Horizonte - O Uberlândia/Unit faz sua estréia neste domingo no 12º Campeonato Nacional de Basquete Masculino (CNBM 2001) contra o time carioca do Fluminense, às 13 horas, no Ginásio Omero Santos, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O jogo será transmitido ao vivo pelo canal a cabo SPORTV.
Outros sete jogos serão realizados neste domingo, pela primeira rodada do CNBM 2001, que promete ser o maior campeonato nacional masculino de basquete de todos os tempos.
O número de participantes do torneio, que reúne a elite do basquete brasileiro, um total de 16 equipes, ainda não havia sido atingido. A competição será realizada com times jogando partidas de ida e volta numa fase classificatória. Os oito primeiro colocados garantirão uma vaga para os play-offs. A final do ano 2000 foi decidida entre Vasco e Flamengo, com o Vasco se sagrando campeão nacional.
O destaque do Uberlândia para este ano é novamente o armador Marc Brown, conhecido pela eficiência em quadra. Marc Brown, que jogou no Flamengo, é um dos jogadores com melhor visão de jogo da CNBM 2001.
A equipe do Uberlândia provou ano passado que não é nenhum azarão e que o projeto iniciado em 1999 pelo coordenador técnico Ary Vidal deu resultados. A equipe fez uma bela campanha em 2000 e só foi eliminada pelo Flamengo nas semifinais. O técnico do Uberlândia nesta temporada é Carlos Alberto Rodrigues, conhecido por Carlão.
O time do Uberlândia previsto para começar a partida é formado por Cambraia, Marc Brown, Dedé, Savoy e Luiz Fernando. Carlão ainda poderá contar com Everaldo, Ricardo, Daniel, Hélio, Filé, André e Anderson. No treino de ontem, o técnico tentou melhorar a parte defensiva do Uberlândia, falha percebida nos dois amistosos disputados contra o Goiás. Também treinou muito jogadas ensaiadas de ataque, que devem ser a arma para começar o campeonato com o pé direito e com uma vitória sobre os cariocas.
O Fluminense, apesar de não ter feito grande investimento, conseguiu formar uma equipe forte e competitiva. Contratou os americanos Brent Merritt e Mike Higgins, além de ser a única equipe das quatro do Rio com os salários em dia e sem problemas financeiros. O técni co do Fluminense é Alberto Bial.