Rio - O atacante Luis Figo foi a principal atração da festa de gala do futebol português, promovida pelo jornal "A Bola" e pela emissora de TV "RTP", na noite da última segunda-feira. O jogador do Real Madrid, da Espanha, recebeu o prêmio de "Figura do ano" das mãos de seu companheiro de equipe, o espanhol Raúl.
Os organizadores da festa afirmaram que Figo foi um dos destaques de 2000 pela genialidade de seu futebol, o que contribuiu para elevar o nome de Portugal. O atacante não escondeu a sua emoção:
"É importante que seus méritos sejam reconhecidos em seu próprio país. Estou orgulhoso com o prêmio, que também é um reconhecimento a toda seleção portuguesa. Espero que este troféu venha acompanhado de títulos."
Mas as homenagens a Figo ainda não terminaram. No dia 5 de fevereiro, em Lisboa, ele receberá o troféu de melhor desportista português no ano passado. Além disto, a imprensa estrangeira que trabalha em Portugal o elegeu como o personagem de 2000, título que em 99 ficou com o ex-presidente Mario Soares.
Figo, que na eleição da Fifa para melhor jogador do mundo foi derrotado pelo francês Zinedine Zidane, foi escolhido por 33,5% dos jogadores do futebol alemão como principal jogador em atividade, superando o próprio Zidane (24,9%), Rivaldo (10,3%), o argentino Gabriel Batistuta (7,3%) e o inglês David Beckham (2,4%).
Já na Espanha, em pesquisa promovida pelo jornal "Marca", mais da metade dos torcedores que responderam a pergunta acredita que Figo está rendendo mais pelo Real Madrid do que pelo Barcelona, seu ex-clube.