Curitiba - Dentro da nova filosofia do Coritiba, o técnico Ivo Wortmann inovou até na maneira de jogar da equipe. Com a intenção de tornar o time mais ofensivo, o treinador instituiu o esquema 4-3-3 como o oficial no primeiro semestre.
Das cinco partidas que o Alviverde disputou nesta temporada, o técnico colocou três atacantes em quatro delas. No entanto, a maior goleada foi na partida em que Ivo implantou o 4-4-2, o Coritiba venceu o Rio Branco por 4 a 1 no sábado passado.
“Na verdade, não importa se estou jogando com três atacantes ou não. O que importa é a ofensividade do grupo”, diz Ivo Wortmann.
O treinador explicou o que considera como o desempenho ideal para sua equipe. “Quero um time que tenha o maior número de jogadores no ataque e, quando sofrer o contra-ataque, tenha o maior número possível de jogadores na defesa. E isso tem que acontecer rapidamente”, conta.
Quanto à preferência por um dos esquemas táticos, Ivo Wortmann diz que tudo depende dos jogadores à disposição. “A filosofia é a mesma nos dois esquemas. Não vim aqui para fazer o arroz com feijão. Mas para escalar o time tenho que pensar em quais jogadores estão à minha disposição”, completa o treinador.
Para o atacante Gelson, que costuma entrar em campo somente com o 4-3-3, o esquema com três homens de frente é o melhor.
“Ambos os esquemas têm dado resultado. Mas para mim é melhor o 4-3-3. Acredito que esse esquema deixa a equipe mais ofensiva, mais agressiva”, finaliza Gelson.
O técnico Ivo Wortmann garantiu que não irá recuar a equipe nos jogos mais difíceis. “O Coritiba estará sempre atacando, nada de retranca”, promete.