Por Alexandre Rodrigues
Porto Alegre – O Clube dos 13 fará uma reunião no próximo dia 16, na capital gaúcha, para discutir o futuro do Campeonato Brasileiro. Com a decisão da CBF de retomar a organização da competição, os dirigentes deverão retomar o papel que exerciam até 1999: negociam contratos e a fórmula de disputa, mas sem poder oficial de decisão.
A reunião poderá marcar uma tomada de posição do Clube dos 13 sobre o novo Campeonato Brasileiro. Dirigentes de federações anunciaram a realização da competição com 28 equipes, mas encontraram resistência nos clubes. A CBF não oficializou ainda nenhum número de participantes.
Ainda não está confirmada a participação do presidente do Vasco, Eurico Miranda. Por causa das divergências com outros dirigentes durante a Copa João Havelange, ele renunciou, em dezembro, à vice-presidência do Clube dos 13. Na reunião que decidiu pela realização de uma nova partida entre o Vasco e São Caetano, as diferenças aumentaram. Como o Vasco não deixou o Clube dos 13 – como Eurico havia prometido antes –, poderá enviar outro representante.
Na reunião, os dirigentes não deverão discutir o fim do passe, previsto na Lei Pelé. O assunto já foi tema de um encontro dos dirigentes na semana passada, também em Porto Alegre.