Berlim - O novo atacante do Stuttgart, o brasileiro Adhemar, realizou uma estréia espetacular no Campeonato Alemão. No sábado ele marcou três dos seis gols que colocaram a equipe de volta nos trilhos.
Graças a goleada (6-1) contra o Kaiserlautern, um dos clubes com grande orçamento da Bundesliga, o Stuttgart (15º colocado), se distanciou um pouco da perigosa zona do rebaixamento, e agora tem quatro pontos de vantagem sobre o primeiro clube que está nessa situação, o Unterhaching.
Dois jogadores brilharam na vitória de sábado ao marcarem três gols cada um: o romeno Ioan Viorel Ganea e o brasileiro Adhemar Ferreira de Camargo Neto, que até o mês de janeiro jogava no São Caetano, que no ano passado fazia parte da segunda divisão brasileira.
Aos 28 anos, Adhemar era a estrela de seu antigo clube, de uma cidade próxima a São Paulo, no qual marcou 22 gols em 28 partidas no último campeonato brasileiro.
Os dirigentes do Stuttgart descobriram o jogador e conseguiram sua transferência por um valor não revelado, mas que a imprensa alemã acredita ser de 1.150.000 dólares. A duração do contrato também não foi revelada, mas o clube alemão informou que "pode contar com o jogador na próxima temporada".
Aos 11 minutos de jogo, Adhemar driblou o zagueiro egípcio do Kaiserslautern, Hany Ramzy, e marcou. Depois enganou, aos 53 e 80, o suíço Murat Yakin e fez os outros gols.
"Adhemar, presente do céu", dizia a manchete da edição dominical do jornal Bild, atribuindo ao jogador brasileiro, assim como a seu companheiro de ataque, Ganea, a nota 1, a melhor.
A revista Kicker colocou os dois na "seleção da semana", escolhendo Adhemar como melhor jogador da partida. Comentário: "uma atuação formidável, três gols e um perigo permanente".
Todos os jornais esportivos alemães publicaram elogios a esta "descoberta" do Stuttgart, que vestia outra camisa por baixo do uniforme de seu novo clube, que dizia: "Fé em Deus".