Tóquio - A empresa automotora japonesa Toyota Motor Corporation anunciou esta segunda-feira que os primeiros testes de seu carro de Fórmula 1 serão realizados no mês de março, na Europa, para que esteja pronto na temporada 2002.
"Acabo de examinar nosso programa de testes e há muito trabalho. O carro é novo e teremos que resolver muitos problemas, o mais rápido possível", afirmou o piloto finlandês da Toyota, Mika Salo, durante uma entrevista coletiva em Tóquio.
"Sei que cada um trabalha muito duro na equipe para que tudo esteja pronto a tempo. A única coisa que posso fazer no momento é manter meu físico e estar pronto. Estou muito contente de estar envolvido nesta experiência, e espero com impaciência por 2002 e pelo Grande Prêmio da Austrália, que será nossa primeira corrida, para podermos impor respeito a nossos rivais", acrescentou o piloto finlandês. O outro piloto da Toyota é o escocês Alan McNish.
A competição com os construtores japoneses, especialmente com a Honda, já presente na Fórmula 1, aumentará com a chegada da Toyota aos circuitos da categoria em 2002. Prevista inicialmente para 2001, foi adiada em 12 meses, o que fez a Toyota perder os 11,2 milhões de dólares de depósito.
A Honda, que havia abandonado a Fórmula 1 em 1992, depois de oito anos de êxitos e triunfos, retornou esta temporada com um novo motor para o carro do ex-campeão mundial, o canadense Jacques Villeneuve (escuderia BAR.