Boca Ratón - Ser o irmão mais novo de John McEnroe foi a melhor preparação para o papel de capitão da equipe norte-americana de tênis na Copa Davis, disse Patrick McEnroe.
``Sendo o mais novo da família, você tem de ouvir e aprender bastante'', disse Patrick antes de sua primeira experiência como capitão da equipe, neste fim-de-semana, no primeiro confronto dos Estados Unidos pela Davis deste ano, contra a Suíça.
``Na minha família, eu sou o mais tranquilo'', disse Patrick, caçula de três irmãos - o irmão do meio, Mark, é um procurador em Nova York. ``Eu compreendo bem as pessoas.''
Ele tentará seguir os passos de John McEnroe no comando da equipe na Copa Davis. John, com sete títulos de torneios de Grand Slam, deixou o cargo em novembro, depois de ver os Estados Unidos perderem por cinco jogos a zero para a Espanha nas semifinais da competição.
Outro motivo de sua saída foi a mágoa com os dois melhores tenistas do país, Andre Agassi e Pete Sampras, que não aceitavam as suas convocações para integrar a equipe norte-americana na Davis.
Patrick, um indivíduo inteligente e analítico, entende as frustrações de seu irmão, mas aceita o fato de Sampras e Agassi não darem prioridade à Davis por causa de suas ocupadas agendas.
A equipe dirigida por Patrick terá a mescla da experiência com a juventude. Todd Martin, Jan-Michael Gambill, Justin Gimelstob e três estreantes -- Andy Roddick, James Blake e Robert Kendrick- tentarão bater os suíços em Basel.
Patrick, que trilhou uma carreira de sucesso como comentarista de TV, nega qualquer rivalidade com o irmão mais velho. ``Nós temos personalidades diferentes e fomos jogadores diferentes'', disse Patrick. ``John me apoiou em tudo que fiz. Foi um dos poucos caras que chegaram para mim quando estava começando a jogar e me disse: 'Você consegue','' disse o McEnroe caçula.