Sarajevo - Sarajevo, que foi palco das Olimpíadas de Inverno em 1984 e esteve, dez anos depois, sitiada pela guerra, considera agora ser candidata para sediar as Olimpíadas de Inverno em 2010.
Representantes decidiram em uma sessão do conselho da cidade, na terça-feira, analisar o que seria necessário para a proposta.
Um membro do Comitê Olímpico da Bósnia disse separadamente que precisaria menos investimento do que da última vez, quando 80 por cento dos complexos -- incluindo hotéis, estradas e telecomunicações -- tiveram que ser construídos às pressas.
``Precisamos de investimentos de 20 a 30 por cento comparados com os de 1984'', disse o vice-presidente do Comitê Olímpico do país e chefe da organização dos Jogos de 1984, Ahmed Karabegovic, aos repórteres.
``Sabemos da destruição que a guerra trouxe... mas os preparativos para receber as Olimpíadas de Inverno incentivariam os esportes, a vida cultural e também as atividades comerciais ligadas à área'', disse Karabegovic.
A maioria dos complexos na cidade e de três a quatro montanhas usadas nos Jogos de 1984 foram prejudicadas ou destruídas durante a guerra de 1992-1995.
Alguns, como o centro de esportes Zetra, na cidade, foi completamente reparada depois do conflito, e a Bósnia continua confiante na ajuda internacional para manter sua economia do pós guerra crescendo.
A única montanha de 1984 não atingida foi a da Jahorina, onde os eventos de esquis para mulheres se realizaram.
Se Sarajevo decidir continuar com a idéia, passará a proposta ao COI, que escolherá a cidade dos Jogos de Inverno de 2010 em 2003.