CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 Últimas Notícias
 Pilotos
 Equipes
 Circuitos
 Calendário
 Classificação
 Olha Eu Aqui
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FIA cobra US$ 60 milhões de Bernie Ecclestone
Quarta-feira, 07 Fevereiro de 2001, 10h53
Atualizada: Quarta-feira, 07 Fevereiro de 2001, 11h15

Londres - Bernie Ecclestone deve pagar US$ 60 milhões para assegurar direitos de transmissão da Fórmula 1, ou correrá o risco de vê-los sendo passados a outro, disse a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na terça-feira.

A FIA disse em uma declaração que Ecclestone deixou de pagar a quantia inicial de 60 milhões de dólares no ano passado, como parte de um acordo em estender seus direitos comerciais e de transmissão da Fórmula 1. Ecclestone tem agora seis semanas para pagar o que deve.

``O senhor Ecclestone deve pagar a quantia até o dia 22 de março, ou então teremos que fazer outros acordos'', disse Max Mosley, presidente da FIA.

A empresa SLEC, com a qual Ecclestone comanda a Fórmula 1 e que pertence também à empresa alemã EMTV, detém o lucrativo negócio de transmissão e direitos comerciais da Fórmula 1 até o ano de 2010, mas fez um acordo com a FIA para estender esses direitos por mais cem anos.

Perder esses direitos seria extremamente ruim para a empresa de mídia alemã EMTV, que tem um futuro incerto e atualmente vem procurando obter um pacote de ajuda, baseado na venda de parte de seus 50 por cento da SLEC.

A FIA negou que estaria fazendo de Ecclestone um ``refém'', o que ele próprio havia afirmado, e disse que vai decidir seu próximo passo em relação a essa questão em uma assembléia geral no dia 22 de março.

``Não está havendo nenhuma extorsão. Nós apenas queremos assegurar que o senhor Ecclestone cumpra o contrato e faça o pagamento inicial de 60 milhões de dólares. Isso deveria ter sido feito em julho do ano passado'', disse Mosley.

Ecclestone, de 70 anos, fez fortuna na Fórmula 1, quando a transformou na década de 70 em um dos esportes mais assistidos no mundo.

Mas sua saúde debilitada o fez vender 50 por cento de sua empresa e ele tem ainda a opção de vender mais 25 por cento para a EMTV este ano.

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
FIA
Ecclestone entregará controle da F-1, diz jornal
Finlandês ganha superlicença provisória da FIA
Sauber quer pontuação da Indy na F-1
Jaguar votou contra controle de tração
Veja lista completa
Bernie Ecclestone
Ecclestone descarta perder controle da F-1
Ecclestone entregará controle da F-1, diz jornal
Ecclestone é o inglês com maior faturamento
Ecclestone chama Lauda para editar revista
Veja lista completa