Rio - Derrubaram o Real Madrid. E o time que conseguiu a façanha de derrotar um líder que não perdia há 12 rodadas foi o Athletic Bilbao, o mesmo que na semana passada havia levado uma surra de 7 a 0 do Barcelona. O placar foi de 1 a 0, gol de Alkiza no início do jogo.
Depois da humilhante derrota em Barcelona, o Bilbao apareceu em campo disposto a recuperar a honra. Entrou com a faca entre os dentes e marcou o seu gol logo aos quatro minutos.
Depois da vantagem, o Athletic Bilbao continuou pressionando o Real, que sentiu a ausência do português Figo.
No segundo tempo, o jogo ficou mais aberto, com as duas equipes procurando o gol, porém, o Bilbao soube fechar a defesa e por pouco não ampliou. Apesar da derrota, o Real continua folgado na frente, com 48 pontos.
Outros quatro jogos aconteceram ontem. Em Barcelona, o Celta de Vigo obteve uma vitória importante sobre o Espanyol por 1 a 0. O gol foi marcado pelo brasileiro, naturalizado espanhol, Catanha, aos 46 minutos do segundo tempo.
Uma das partidas mais emocionantes foi Rayo 2 a 1 no Osasuna. Aos 37 minutos do segundo tempo, quando jogo estava empatado em 1 a 1, o Osasuna perdeu um pênalti. Nos acréscimos, Cembranos fez o gol da vitória do time de Madri.
Na Galícia, numa grande apresentação de Tristán, que marcou três gols, o La Coruña goleou o Real Sociedad por 4 a 1. Donato fez o outro gol do campeão espanhol. De Pedro descontou para o time de Júlio César e Luís Alberto. O La Coruña é o vice-líder, com 44 pontos.
O Valencia foi outro time que venceu sem problemas. Ele fez 3 a 0 no Numancia.
Outras cinco partidas movimentam a rodada neste domingo: Alavés x Zaragoza, Oviedo x Villareal, Valladolid x Las Palmas, Málaga x Mallorca e Racing Santander x Barcelona.