Rio - O Guaraní, do Paraguai, venceu na noite desta terça-feira o El Nacional, do Equador, por 3 a 1, na abertura do Grupo 5 da Copa Libertadores da América 2001. O jogo foi disputado no Estádio Manuel Ferreira, em Assunção, para um público de 8 mil torcedores.
O atacante Julio González, artilheiro da seleção paraguaia sub-20, fez os três gols do Guaraní e foi o destaque do jogo. No primeiro, aos 10 minutos, o atacante fez de cabeça aproveitando uma cobrança de escanteio. Sete minutos depois, numa jogada de contra-ataque, González partiu com a bola dominada e chutou cruzado sem chances para o goleiro Giovanni Ibarra, um golaço.
O time paraguaio dominava o meio-campo e criava as melhores oportunidades quando, aos 26, o árbitro brasileiro Luciano Almeida marcou um pênalti a favor do El Nacional. O atacante Evelio Ordoñez, porém, desperdiçou, chutando na trave.
No segundo tempo, os equatorianos melhoraram um pouco e chegaram a ter o domínio em alguns momentos. Mas o gol só saiu aos 36 minutos, com uma cabeçada do zagueiro Renán Calle. Logo depois, no entanto, González voltou a brilhar acabando com as esperanças do El Nacional, que buscava empate. Aos 40 minutos, o atacante paraguaio acertou um belo chute de fora da área e fechou o placar.
No próximo dia 22, River Plate, da Argentina, e The Strongest, da Bolívia, completam a primeira rodada do grupo, em Buenos Aires.