Paris - O escândalo dos passaportes falsos que atingiu o futebol europeu poderá causar um caos na liga francesa se os clubes decidirem abrir ações legais.
No início do mês, o St Etienne perdeu os três pontos conquistados na vitória por 1 a 0 contra o Toulouse depois que a Liga Francesa (LNF) determinou que o St Ettiene escalou dois jogadores que tinham passaportes falsos.
Na quarta-feira, o Toulouse reivindicou os pontos da partida contra o Metz no dia 25 de novembro, que terminou com empate de 1 a 1 -- nesta partida o Metz escalou o goleiro colombiano Farid Mondragon, que supostamente estaria usando um passaporte grego falso.
Diferentemente do St Etienne, que já perdeu seis pontos, o Metz não foi punido pela LNF, mas Mandragon vai comparecer a uma audiência em Paris no dia 14 de março acusado de usar passaporte falso.
Até quarta-feira, apenas o Toulouse e o AJ Auxerre tinham feito queixas à LNF. Mas os líderes da primeira divisão, o Lille e o Girondins Bordeaux, estão ameaçando fazer queixa também contra o St Etienne ou o Metz.
``Por enquanto, estamos examinando a situação'', disse o gerente-geral do Bordeaux, Alain Devesleer.