Amsterdã (Holanda) - A polícia holandesa disse na quarta-feira que prendeu o suposto criador do vírus Kournikova depois de ele ter confessado o crime via Internet na terça-feira e ter decidido se entregar.
O homem de 20 anos, que se autodenomina ``OnTheFly'', publicou na terça-feira uma confissão num site holandês, dizendo que lançou o vírus para alertar os usuários sobre seus descuidos com a segurança na Internet.
A carta do suposto hacker foi publicada na página https://members.tripodnet.nl/on-the-fly/. Ele diz que ``nunca quis fazer mal ``às pessoas que receberam o vírus e que, se foram infectadas, a culpa é delas'', por não cuidarem de sua segurança.
``Quando ficou claro o que o vírus estava causando, e depois de consultar seus pais, ele decidiu se entregar'', disse a polícia holandesa em um comunicado.
O homem, que está em liberdade com uma pendência judicial, pode pegar até mais de quatro anos de prisão.
Especialistas em segurança não têm certeza se o autor da carta-confissão é realmente o autor do vírus. Alguns acham que isso pode ser apenas um despiste para proteger o hacker verdadeiro.
``Pode ser também alguém tentando levar a glória pelo vírus'', disse April Goostree, pesquisador da McAfee.com.
Identificado há apenas dois dias, o vírus espalhou-se rapidamente e já infectou milhões de usuários em todo o mundo.
O programa chega por email, alojado no anexo AnnaKournikova.jpg.vbs, um truque para enganar o usuário, que pensa ser apenas uma foto da tenista russa. Uma vez executado, o vírus envia cópias para todos os endereços cadastrados na caixa de emails do Outlook Express.
O vírus Anna Kournikova foi o mais bem-sucedido desde o Vírus do Amor. Foi escrito em Visual Basic (''vbs'') e explorou o fascínio do público pela tenista. Como a maioria dos programas de email esconde a extensão ``vbs'', muitos usuários acharam ser apenas um arquivo de imagem no formato ``jpg''.