Londres - Nem mesmo os observadores mais experientes conseguem chegar a um consenso sobre quem vai ganhar a batalha pelo direito de sediar as Olimpíadas de 2008 à medida em que o dia da decisão se aproxima.
Dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) iniciarão na semana que vem uma série de visitas às cidades candidatas -- Pequim, Osaka, Toronto, Istambul e Paris -- antes de escreverem um relatório sobre cada uma das candidaturas.
Alguns especialistas fazem previsões quanto ao resultado da votação no dia 13 julho, em Moscou.
Pequim, que quer levar os Jogos Olímpicos pela primeira vez para a China, é apontado por muitos como a favorita na disputa. Alguns partidários do COI, no entanto, acreditam que Toronto e Paris estão na cola da cidade chinesa.
Não é fácil fazer previsões neste tipo de campanha. Em 1997, quando se disputava o local de realização das Olimpíadas de 2004, muitos especialistas acreditavam que Roma era o franco favorito, mas acabou dando Atenas.
A Comissão de Avaliação do COI, que julgará aspectos técnicos de cada candidatura, iniciará a série de visitas com uma viagem de quatro dias à China no dia 21 de fevereiro. De lá, a equipe irá para Osaka, no Japão, entre os dias 26 e 28, e depois para Toronto (de 8 a 11 de março), Istambul (de 21 a 24) e finalmente Paris (26 a 29).
Mas o país com o relatório técnico mais favorável não está garantido como sede dos Jogos. Isso porque o lado político pesa muito.
Pequim é um bom exemplo. Apesar de manterem uma campanha bastante profissional, os chineses tem contra si seu retrospecto político negativo, que traz à lembrança o famoso massacre da Praça da Paz Celestial.
O grande problema de Paris é o fato de estar no mesmo continente que a Grécia, sede dos Jogos de 2004, e o COI quer evitar realizar duas Olimpíadas consecutivas em um mesmo continente.
Toronto tem um grande trunfo: seu fuso horário, que coincide com o fuso norte-americano. Os Jogos de Sydney deram índices de audiência decepcionantes para a NBC, detentora dos direitos de transmissão de TV dos Jogos para os Estados Unidos. A grande diferença do fuso horário foi a responsável por isso.
Istambul e Osaka correm por fora. Se algum destes ganhar, será uma grande surpresa.