Rio - Devido ao não cumprimento dos prazos previstos para uma resposta afirmativa da nova administração empossada em janeiro, a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, não mais receberá a abertura do Super Surf em 2001.
Com isso, as ondas da Praia de Maresias acabaram ficando de fora do calendário da divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional e a cidade de Saquarema (RJ) foi escolhida para receber a primeira prova da temporada.
Apesar de não estar programada, a mudança foi até festejada pelos atletas, que já estavam com saudades de competir nas poderosas ondas da Praia de Itaúna, também conhecida como o Maracanã do surfe nacional. A primeira das seis etapas da disputa pelos títulos brasileiros masculino, feminino e de marcas da Abrasp, vai ocorrer entre os dias 25 e 29 de abril, quando estarão em jogo um total de R$ 100 mil em prêmios e os primeiros 1.000 pontos nos rankings de todas as categorias.
Com a saída definitiva de São Sebastião, o litoral paulista só terá uma etapa no Super Surf 2001, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), onde ocorrerá a segunda prova da temporada, entre os dias 23 e 27 de maio. Agora, é o estado do Rio de Janeiro que sediará dois eventos, pois além da abertura em Saquarema também promoverá a terceira etapa, que será disputada nos dias 20 a 24 de junho em local ainda a ser definido na Cidade Maravilhosa, mas deverá ocorrer na Prainha ou na Barra da Tijuca.
Depois, o Super Surf 2001 segue para duas provas na região Nordeste - de 08 a 12 de agosto na Praia do Cupe em Porto de Galinhas (PE) e de 12 a 16 de setembro na Praia de Stella Maris em Salvador (BA) - e define os primeiros campeões brasileiros do novo milênio novamente na Praia da Vila, em Imbituba (SC), entre os dias 07 e 11 de novembro.