Belo Horizonte - Representantes do Bayern de Munique, da Alemanha, chegaram nesta segunda-feira a Belo Horizonte e podem fazer, a qualquer momento, uma oferta para levar um jogador do Cruzeiro. Os nomes mais cotados são o zagueiro Cris e o volante Ricardinho, convocados para a Seleção Brasileira. O nome mais forte, entretanto, é do zagueiro, que esteve perto de assinar com o Barcelona.
Apesar de o mercado europeu estar fechado para negociações - um novo reforço só poderá ser utilizado no próximo semestre -, o clube alemão enviou dois emissários ao Brasil para acompanhar os jogos do Cruzeiro. Fischer Karl Müchen e Cláudio Köller estarão amanhã no Independência, na esperança de ver os jogadores em campo, contra o Internacional, pela Copa Sul-Minas - provavelmente, apenas Cris será titular, já que Ricardinho deve ser poupado. Köller é alemão, mas radicado no Brasil. Foi ele quem intermediou a transferência do lateral-esquerdo Dedê, revelado pelo Atlético, para o Borussia Dortmund, em 98.
A dupla está encarregada de observar o jogador, cujo nome permanece em sigilo, e fornecer informações à diretoria do Bayern de Munique. Caso seja efetivada a negociação, o jogador permaneceria no Cruzeiro até o início da próxima temporada do futebol europeu, quando, então, seria apresentado ao novo clube.
Em janeiro, o zagueiro Cris foi envolvido em uma negociação entre Cruzeiro e Barcelona, que chegou a anunciar que daria US$ 2 milhões pelo empréstimo, até julho, e mais US$ 5 milhões, caso ficasse em definitivo com o jogador. A transação chegou a ser anunciada pela imprensa européia. O vice-presidente de Futebol do clube mineiro, Alvimar Perrella, viajou para a Espanha com intuito de acertar a transferência do jogador mas, chegando lá, foi informado de que os espanhóis haviam desistido da compra.
Desta vez, a diretoria do Cruzeiro, através da assessoria de Imprensa, afirmou desconhecer o interesse do Bayern de Munique ou de outro clube em jogadores do atual elenco.
Alterações
Devido à convocação de três jogadores para a Seleção Brasileira - Bosco, Cris e Ricardinho - para jogos amistosos dia 3 e 7 de março e do lateral-esquerdo Sorín, pela seleção argentinha, a diretoria do Cruzeiro solicitou ontem à Federação Mineira de Futebol a alteração na data de cinco partidas do Campeonato Mineiro. Além disso, o clube requer também que a CBF altere o calendário das semifinais e das finais da Copa Sul-Minas, caso o time se classifique para disputar a decisão.
No Campeonato Mineiro são as seguintes mudanças: antecipação do jogo com o Ipatinga de 18 de março para 28 de fevereiro - que já tem a concordância da diretoria do clube do Vale de Aço. Antecipação da partida contra Rio Branco de 24 para 7 de março. Antecipação do jogo com a URT de 11 para 10 de março (no dia 11, o time viaja para o Peru, onde estréia na Libertadores contra o Sporting Cristal). Antecipação da partida contra o Uberlândia de 1º de abril para 31 de março (no dia 3, o Cruzeiro recebe o Emelec, do Equador, não cumprindo as 48 horas de intervalo de uma partida para a outra). E adiamento do jogo com o Vila Nova, de 7 para 8 de abril - no dia 6, a equipe enfrenta o Olímpia, no Paraguai).
Na Copa Sul-Minas, a diretoria quer transferir o primeiro jogo das semifinais de 28 de fevereiro para 17 de março e, o segundo, de 7 para 21 de março. Caso o time se classifique para as finais, o clube também quer mudanças: de 14 para 24 ou 25 de março e de 17 para 28 de março.
Libertadores está ameaçada
O técnico do Cruzeiro, Luiz Felipe Scolari, ameaça não disputar a Libertadores se não for contratado um lateral-direito. Luisinho Netto, que veio do Atlético/PR para ser titular, foi reprovado ontem nos exames físicos e ficará quase um mês se recuperando da cirurgia realizada em janeiro no tornozelo direito.
Arce, ex-Palmeiras, está praticamente descartado, já que recebeu uma proposta, na sexta-feira, do Necaxa, do México. E não há nenhuma novidade quanto ao volante/lateral-direito Rogério, do Corinthians, que poderia ser envolvido em uma troca com Marcos Paulo.
“Não quero saber de nomes, a direção é quem vai buscar. Já se falaram 200 nomes e eu preciso de um lateral para ontem. Mas se for para ficar só com um júnior, é preferível nem entrar na Libertadores. O time não passa nem da primeira fase", prevê Scolari que, atualmente, conta só com o jovem Maicon. Ele avisa que não pretende continuar improvisando o meia Jackson ou o volante Cléber Monteiro na posição. O técnico, inclusive, lembrou ter elaborado uma lista com cinco ou seis jogadores que podem ser envolvidos na troca por um lateral.
Para o jogo de amanhã contra o Internacional, pela Copa Sul-Minas, o Cruzeiro não terá Cléber Monteiro, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Paraná e cumpre automática. Cléber, Ricardinho e Sérgio Manoel serão poupados para se dedicar aos trabalhos físicos, o que também poderá acontecer com o atacante Geovanni. Marcus Vinícius ficará de fora dos treinos por duas semanas, se recuperando de uma fissura no dedo do pé direito. Müller foi operado ontem de hemorróidas e fica mais uma semana longe dos treinos. A novidade foi a escalação de Marcos Paulo e Viveros entre os jogadores que concentram hoje à noite para a partida de amanhã.