Goiânia - A ciclista de Goiás Janildes Fernandes volta à França em março. Ela inicia a fase de preparação para a disputa do Campeonato Mundial, programado para outubro em Portugal. “O projeto, elaborado pelo presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, Bruno Caloi, incluiu ainda o treinamento na França para o Pan-Americano e a Olimpíada, de Atenas”, revelou Janildes, que no ano passado ficou sete meses na França treinando para a Olimpíada de Sydney.
Janildes contou que vai integrar a equipe Cairu, montada por Bruno Caloi e que terá mais três brasileiras – Cláudia Cacerone é uma delas – e duas francesas. Lena Silva, que compete em Goiás, tem chance de ser convidada para o grupo a ser formado no próximo mês. “Ela (Lena) está há muito tempo no ciclismo. Como é leve e seu biotipo favorece às corridas mais longas e com subidas, pode ajudar muito a equipe nas provas”, acredita.
Se não for viável criar a Cairu, Janildes adiantou que vai correr por uma equipe francesa. Segundo ela, não dá para ficar no Brasil, pois a modalidade não é profissional e, por isso, impossibilita fazer qualquer preparação para campeonatos fora do País. “Na França, por exemplo, tem corridas todos os dias e com participação de atletas que competem nas principais provas pelo mundo”, frisou. “Quem pensa em medalha olímpica e em títulos nos campeonatos na Europa não pode ficar no Brasil”, completou a ciclista de 20 anos.