São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten desembarcou nesta segunda-feira em Acapulco depois de uma ‘excursão’ por aeroportos. Depois de conquistar o Torneio de Buenos Aires no domingo, o brasileiro partiu da capital argentina e fez escalas em São Paulo, Cancún e Cidade do México antes de chegar ao local de seu próximo desafio. Durante o vôo, foi cumprimentado por todas as equipes de pilotos e comissários de bordo.
O desembarque em Acapulco aconteceu por volta de 15h (de Brasília). Guga já conhece seu rival de estréia. Será o espanhol Félix Mantilla. O jogo deve ser marcado para terça ou quarta-feira.
“Fizemos uma viagem bem longa e cansativa. O principal nas próximas horas vai ser descansar e depois bater uma bolinha,” afirmou o técnico de Guga, Larri Passos.
Guga conhece bem o rival. “É um cara duro para jogar logo na estréia e que erra muito pouco. Mas, ultimamente ele não vem jogando muito e eu venho de um bom número de jogos. Estou com bom ritmo e muita confiança. Vou treinar já no final da tarde, para me adaptar um pouco ao local, mas acredito que deva ser parecido com Buenos Aires.”
O brasileiro e Mantilla se encontraram quatro vezes no circuito profissional e o espanhol leva vantagem no retrospecto com três vitórias.
O primeiro duelo foi em 97, no Torneio de Bolonha, com vitória do europeu por 4/6, 6/2 e 6/1. No mesmo ano, em Stuttgart, Mantilla novamente levou a melhor por 4/1 e desistência. Ambos torneios em quadra de saibro. Em 98, nas quadras rápidas do Torneio de Long Island, o espanhol marcou 4/6, 6/2 e 6/4. Guga só foi quebrar o tabu em 99, no saibro do Torneio de Montecarlo, vencendo por 3/6, 6/3 e 6/4.
O tenista se Santa Catarina também vai jogar a chave de duplas no México. Terá como parceiro o americano Donald Johnson, com quem jogou em Buenos Aires sendo eliminado nas quartas-de-final. A estréia será contra Lucas Arnold, da Argentina e Tomas Carbonell, da Espanha, vencedores da chave de duplas na capital argentina.