Melbourne - O campeão mundial Michael Schumacher culpou uma falha circuito de Albert Park pelo acidente espetacular que sofreu nos treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, prova que abre a temporada de 2001 da Fórmula 1.
O piloto da Ferrari forçava o ritmo no final da segunda sessão buscando melhorar seu tempo quando perdeu o controle de seu carro, tocou em uma pequena elevação e capotou duas vezes até parar na barreira de pneus. Apesar de sair um pouco tonto, Schumacher não sofreu nenhum arranhão.
Ele ainda permaneceu no local para ajudar os fiscais no resgate de seu carro antes de voltar à garagem de sua equipe.
``Há um pequeno degrau, o que foi responsável pela minha decolagem'', disse o piloto alemão.
``Dentro do carro, eu estava preparado para um impacto bem forte, mas acabou não sendo tão forte quanto eu esperava. No final, a batida acabou sendo fraca'', explicou.
Ele disse que havia andado pelo circuito na quinta-feira e percebeu pequenas elevações em volta das extremidades das caixas de brita, que o deixaram temeroso.
``Eu sei exatamente o que aconteceu e agora vou falar com os responsáveis para que isso seja reparado para este fim de semana'', reclamou Schumacher. ``Tive sorte de o impacto não ter sido mais forte. Poderia ter sido bem pior''.
A Ferrari está preocupada com o estado do carro e não confirmou se ele estará em condições para ser usado nos treinos de sábado. A equipe trouxe apenas três carros para a corrida.
O chefe da equipe Ferrari, Jean Todt, disse que eles haviam comunicado o problema para os oficiais da corrida na quinta-feira.
``Nós falamos algo sobre esse problema ontem e o acidente mostra que alguma coisa deve ser feita. Espero que eles dêem ouvido a nós'', disse Todt.
O acidente e suas conseqüências reavivaram memórias acerca do grave acidente em que o finlandês Mika Hakkinen se envolveu em 1995, no circuito de Adelaide, e também de todo o cuidado com as condições de segurança de que falava Ayrton Senna.
O brasileiro Rubens Barrichello foi o mais rápido nos treinos, marcando 1min28s965. O italiano Jarno Trulli ficou com a segunda posição, cravando 1min29s267. Schumacher ficou em terceiro. Os McLaren terminaram em quarto e quinto lugares, com David Coulthard e Mika Hakkinen.