Brasília - A CPI do Futebol vai tentar concluir nesta semana a primeira parte das investigações sobre o desvio de recursos do Vasco. Dois suspeitos de envolvimento em transações prejudiciais ao clube foram convocados para depor na quinta-feira - Antônio Soares Calçada, ex-presidente, e o funcionário Aremithas José de Lima, que deverá explicar por que a Vasco Licenciamentos depositou em sua conta bancária R$ 2,03 milhões.
O senador Geraldo Althoff (PFL-SC), relator da comissão, garantiu que os dois vão depor de qualquer jeito. Althoff disse que vai acionar a Justiça para obrigar Calçada a atender à convocação. Já Aremithas, que foi internado por problemas de saúde, será ouvido no hospital, se ficar comprovado que ele não tem condições de se deslocar até Brasília.
Althoff disse ainda que o depoimento do presidente do Vasco, Eurico Miranda, ficará para uma segunda fase, quando a comissão tiver rastreado as informações sobre o seu patrimônio no exterior. Os dados foram solicitados aos órgãos federais envolvidos nos acordos internacionais sobre lavagem de dinheiro e evasão de divisas.