Goiânia - O futebol goiano terá uma nova divisão. A partir deste ano, o torneio de acesso para a elite do campeonato estadual passa a se chamar Divisão Intermediária, que deve reunir 18 equipes – as inscritas para a Série B – e começar dia 22 de abril. Já está acertada a disputa da 2ª Divisão a partir de 2002 e que agrupa os clubes rebaixados da Intermediária, os licenciados e os recém-profissionalizados.
“O planejamento para 2003 é ter a Série A com 10 times, a Intermediária com 12 e a 2ª Divisão com qualquer número de participantes”, adiantou o diretor-técnico da Federação Goiana de Futebol (FGF), Gerfeson Aragão.
A intenção do diretor com as mudanças é fortalecer a divisão principal do campeonato, permitindo que só equipes estruturadas possam estar na Série A. Em anos anteriores, times recém-profissionalizados disputavam a Segundona e conquistavam a vaga. Depois, enfrentavam dificuldades para se manter na elite.
Para confirmar o número de participantes na Intermediária, a FGF promove nesta quarta, às 16 horas, uma reunião na sede da entidade. Até agora 18 equipes mandaram ofício reivindicando a vaga, mas algumas estão com problemas na documentação e têm até hoje para resolver as pendências. A federação não divulgou quem tem problemas.
Uma proposta que será apresentada aos dirigentes no encontro é a realização de um campeonato juvenil, com jogadores até 17 anos, em substituição ao dos juniores. Para Gerfeson, como a Intermediária estabelece que poderão ser inscritos atletas de 16 a 22 anos e mais dois com idade livre, dificilmente os clubes teriam condições de montar uma equipe de juniores.
Times da Intermediária: Rio Verde, Manchester, JAC, Alexaniense, Sudoeste (Edéia), Crac, Iporá, Monte Cristo, Itumbiara, Aparecidense, Umuarama (Iporá), Minaçu, América, Goiatuba, Jaraguá, Tocantins (Minaçu), Futebol Arte (Goiânia), Atlético Rio-verdense.