Edimburgo (Reino Unido) - A Fifa confirmou no sábado que os fãs de futebol no mundo inteiro poderão assistir a alguns jogos da Copa do Mundo em 2002 e 2006 sem restrições de transmissão nos países, apesar de reportagens recentes dizerem o contrário.
O secretário-geral da Fifa, Michel Zen-Ruffinen, disse no encontro anual do conselho deliberativo das leis do futebol, realizado na capital da Escócia, que a partida de abertura, as duas semifinais, a disputa do terceiro lugar e a final serão transmitidas em todo mundo, assim como os jogos de cada seleção em redes nacionais.
``Em outras palavras, os jogos da Inglaterra poderão ser assistidos na Inglaterra, e os jogos da Itália na Itália, etc, etc'', disse Ruffinen.
Mas outras partidas como o primeiro jogo entre Japão e França poderão ser exibidas em canais pagos se estes pagarem pelos direitos de transmissão do jogo em outros países alem de Japão e França.
O grupo de mídia alemão Kirch pagou 2,14 bilhões de dólares pelos direitos da Copa do Mundo de 2002 e 2006 e agora está em processo de repassar os direitos de transmissão para as maiores ofertas.
``Há um desentendimento de que todos os jogos estão à venda para canais de televisão por assinatura ou via satélite'', disse Ruffinen.
``Mas esse não é o caso. Queremos que as finais sejam vistas por quanto mais pessoas possível'', completou o secretário.