Belo Horizonte - Confiança e ousadia. Essas duas palavras resumem a filosofia que o técnico Lula Pereira quer implantar no América, a partir do jogo de hoje, contra a Caldense, às 17 horas, no Independência. Será a estréia do treinador, que tem a missão de tirar a equipe da penúltima colocação e conseguir a classificação para a segunda fase do Campeonato Mineiro.
“Quero o jogador confiante no que vai fazer e ousado, sem, no entanto, perder o equilíbrio", define Lula Pereira. O técnico, que começou a trabalhar na quinta-feira, reconhece que ainda não teve tempo suficiente para fazer muitas alterações na maneira de jogar do time e até admite que a escalação para o jogo de hoje partiu do ex-treinador, Procópio Cardoso.
A principal novidade será a estréia do goleiro Fabiano, contratado à Portuguesa, que também se apresentou na última quinta-feira. No meio-campo, Rogerinho volta depois de mais de um mês parado, por causa de uma torção no tornozelo esquerdo. Ele vinha se firmando na equipe, com boas atuações, quando se contundiu no empate sem gols com o Ipatinga, dia 4 de fevereiro. “Estou feliz por ter nova oportunidade e espero corresponder", afirma o meia.
A mudança de técnico, na opinião de Rogerinho, dá novo ânimo à equipe, além de alterar um pouco sua maneira de jogar. “Antes, estávamos jogando com dois volantes e dois meias. Agora, vou atuar mais recuado, com a função de atacar e voltar para marcar", explica o jogador.
Faltam cinco rodadas para o término da primeira fase, e Rogerinho sabe que o América tem obrigação de vencer os times do interior em Belo Horizonte. “O campeonato está afunilando e não podemos deixar passar de agora. Sei que temos condições de nos classificar e, se isso acontecer, vamos dar trabalho na segunda fase", promete o meia, que entra no lugar de Marcelo Borges.
Outra mudança é a presença de Flávio Galvão no ataque, substituindo Rodrigo. Será a primeira vez que ele começa jogando com Alessandro. “O Lula Pereira mexeu com a empolgação do grupo. Ele disse que gostou do elenco e tem confiança na classificação", afirma o atacante. Flávio Galvão também está consciente do que o América precisa para se classificar. “Para a gente, todo jogo agora é final. Precisamos dessas duas vitórias, contra Caldense e, no próximo sábado, contra o Atlético", observa.
Às 14h30, começa a preliminar de juniores, entre América e Democrata de Sete Lagoas. Após o amistoso, será feita a entrega das faixas aos campeões da Taça BH e do Campeonato Mineiro do ano passado. O ingresso custa R$ 8,00 para homens e R$ 2,00 para mulheres. Crianças até 12 anos não pagam.