Por Alexandre Rodrigues
Porto Alegre – O Clube dos 13, formado pelas 20 principais equipes do Brasil, decidiu nesta segunda-feira em Porto Alegre fazer uma nova virada de mesa no Campeonato Brasileiro. Depois da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciar a participação de 28 clubes no Brasileirão-2001 (os 25 que disputaram o Módulo Azul da Copa João Havelange em 2000 mais São Caetano, Paraná e Remo), a entidade decidiu realizar o torneio com 26.
Apesar de ter sido o organizador da Copa João Havelange, o Clube dos 13 ignorou o torneio e tomou como base para o Brasileirão-2001 o nacional de 99. Santa Cruz e Goiás, que haviam conquistado o direito de disputar o Brasileirão-2000, que acabou não existindo oficialmente, no campo, serão promovidos à Primeira Divisão.
Bahia e Fluminense que estavam, respectivamente, na Segunda e Terceira divisões em 99, estão garantidos no próximo Brasileiro. Apenas uma vaga está em aberto e o nome do 26º clube que irá disputar o torneio será indicado pela CBF.
O torneio irá usar 46 datas e a fórmula de disputa ainda não definida. O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, afirmou que a Copa Mercosul será sacrificada por causa do Brasileirão. Ao final, quatro clubes serão rebaixados subindo apenas dois. Isso será feito até que a Primeira Divisão fique com 20 times, número considerado ideal pela cartolagem.
A proposta foi discutida no final de semana com representantes da TV Globo, dona dos direitos de transmissão do torneio, e será apresentada nesta terça-feira, em Brasília, ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O cartola vai se reunir com Pelé para tentar fazer um acordo visando mudanças no futebol brasileiro.
A decisão foi tomada pelos 19 dos 20 times que integram a entidade. Apenas o Vasco não mandou representantes. Eurico Miranda, presidente do clube carioca, brigou com o comando do Clube dos 13 no ano passado deixando a entidade. Segundo os cartolas da entidade, ele havia se comprometido a mandar um novo representante, o que não ocorreu. A reunião desta segunda-feira aconteceu no estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre. O encontro começou sem representante do Cruzeiro, que chegou atrasado. Mas o time mineiro se fez representar na votação.
Os 25 confirmados :
1 – Flamengo
2 – Vasco
3 – Botafogo
4 – Fluminense
5 – São Paulo
6 – Palmeiras
7 – Corinthians
8 – Santos
9 – Guarani
10 – Ponte Preta
11 – Portuguesa
12 – Botafogo-SP
13 – Internacional
14 – Grêmio
15 – Cruzeiro
16 – Atlético-MG
17 – Paraná
18 – Coritiba
19 – Atlético-PR
20 – Bahia
21 – Vitória
22 – Sport
23 – Santa Cruz
24 – Goiás
25 - Gama