Rio - Seis partidas movimentam nesta sexta-feira a décima terceira rodada do 12º Campeonato Nacional Masculino de Basquete. O destaque deve ser a partida entre Franca e Flamengo/Marathon, que se enfrentam às 21h, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP).
“Será um grande jogo, marcado pelo equilíbrio, como todo clássico. Procuraremos tirar proveito do cansaço do Flamengo, que vem de uma maratona de partidas”, revelou o treinador da equipe paulista, Daniel Waffty.
No Flamengo, a ordem é transformar o cansaço em motivação. “O time está animado e empolgado com a classificação para a semifinal da Liga Sul-Americana. Vamos a Franca buscar mais uma vitória”, garantiu o armador rubro-negro Ratto.
O confronto entre Uberlândia e Botafogo, que será realizado às 20h, também promete ser dos mais emocionantes. Abalada pela derrota na Liga Sul-Americana, a equipe mineira entrará em quadra disposta a se recuperar do resultado negativo. “Estamos cansados, viemos de uma viagem desgastante e uma derrota que nos deixou chateados na Liga Sul-Americana. Mas somos um time unido e com muita garra. Vamos entrar em quadra dispostos a fazer mais um grande jogo que, com certeza, será marcado pelo equilíbrio e decidido nos detalhes”, comentou o técnico do Uberlândia, Carlão.
O Botafogo vive um momento delicado. “Estamos tentando recuperar o bom padrão de jogo apresentado no início do campeonato. Ainda não podemos contar com o Macetão e com o Alexey, que continuam se recuperando de contusões, e perdemos o Arnaldinho, com uma fissura no dedo do pé”, explicou o treinador Emmanuel Bonfim.
A rodada ainda terá Fluminense X COC/Ribeirão Preto, Sercomtel/Londrina X A Hebraica/Blue Life, Unisanta X Ipiranga/Badesc e Universo/Ajax X Valtra/UMC/Mogi. Todas as partidas terão início às 20h.
Curiosidades do Nacional
- Dos 96 jogos realizados, 55 (57,3%) foram vencidos pelas equipes que
tiveram o mando de quadra.
- O Flamengo tem o melhor ataque da competição, com média de 105 pontos por
partida. A melhor defesa é a do Vasco, que sofre 80, 62 pontos por jogo.
- A Sogipa tem o ataque menos eficiente, com 71,38 pontos por partida, e
também a pior defesa, com média de 104,3 pontos sofridos.
- Nos 23 confrontos entre as equipes do Rio de Janeiro e de São Paulo, a
vantagem é dos cariocas: são 15 vitórias, contra 8 dos paulistas.
- Dos 16 participantes, apenas a Sogipa ainda não conseguiu vencer no
campeonato.
- O Botafogo conquistou o maior número de vitórias consecutivas: 7.
- Bauru e Flamengo foram as únicas equipes que venceram todos os jogos em
que tiveram o mando de quadra: 5 para os paulistas 4 para os cariocas.