São Paulo - O Botafogo jogou mal, mas conseguiu classificar para a próxima fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira, ao vencer o Sergipe por 2 a 1, de virada, num Maracanã praticamente vazio. O resultado aliviou a situação do técnico botafoguense Sebastião Lazaroni, que estava ameaçado no cargo.
No primeiro jogo, em Aracaju-SE, o time carioca venceu por 3 a 2 e, por isso, entrou em campo podendo até perder por 1 a 0 e 2 a 1. Em sete partidas envolvendo as duas equipes, o alvinegro carioca venceu todas.
Na segunda fase, o Botafogo enfrenta o vencedor de Remo-PA e Santos-AP, que decidem a vaga nesta quinta-feira. O time paraense joga pelo empate, em casa.
O técnico Sebastião Lazaroni, teve um desfalque de última hora. O zagueiro Dênis foi vetado nos vestiários por contusão no tornozelo direito e foi substituído por Bruno. De volta à equipe depois de falhas na final do Rio-São Paulo e no Campeonato Carioca, o goleiro Wagner foi escolhido como capitão. E o experiente goleiro teve problemas com sua defesa. Aos 17min, Bruno ajeitou de cabeça para Mazinho, que cabeceou livre na área. A bola foi para fora.
O time visitante esteve melhor no primeiro tempo. Apenas aos 21min o Bota esboçou melhorar na partida. Valmir cruzou para Taílson, que cabeceou forte. O goleiro Aloísio espalmou e a bola ainda bateu na trave.
Com a superioridade, o Sergipe abriu o placar aos 32min. Em um contra-ataque rápido, Gílson cruzou da direita, Aílton ganhou na velocidade da zaga, recebeu livre e apenas completou. Como o resultado ainda classificava o Botafogo, o time sergipano continuou pressionando e quase ampliou aos 41min. Mazinho entrou livre pela esquerda e bateu rasteiro. A bola bateu em Wagner e foi para fora.
Aos 45min Donizete perdeu grande chance para empatar. Ele recebeu de Rodrigo e dominou sozinho na área. Na conclusão, bateu mal e a bola foi para fora.
O Botafogo voltou com um pouco mais de força ofensiva. Mas os chutes de longe - principalmente de Augusto - não tinham endereço certo. Em apenas três minutos o time da casa virou o placar. Aos 23min, Rodrigo cruza para Donizete, que subiu mais que a zaga e cabecea, sem chances para Aloisio. Aos 26min, Donizete se enrosca na área com o zagueiro Sidney e o árbitro marca pênalti. Váldson bateu e marcou.
Com a classificação garantida, a equipe da casa não arriscou mais. O técnico Lazaroni procurou manter seu time mais na defesa, chegando a trocar o meia Serginho por Fábio Augusto, que ficou mais na marcação.