Salvador - Começam a surgir dúvidas sobre a questão do passe do volante Bebeto, cujo contrato com o Bahia se encerrou terça-feira e ainda não foi renovado. De acordo com a Lei 9.615/98 (Lei Pelé), que entra em vigor na próxima segunda-feira, todo jogador que não esteja com contrato firmado nessa data estará automaticamente livre, pois o passe será extinto.
Caso até lá o governo federal não baixe uma medida provisória alterando os efeitos da Lei Pelé, Bebeto estaria, portanto, com passe livre.
Porém, para o departamento jurídico do Bahia, mesmo que o jogador não renove seu contrato até segunda-feira, ele continuaria vinculado ao clube. Em nota oficial divulgada na quarta, a advogada Shirlei Monroe argumentou que o advento da nova lei não anula os direitos do clube sobre o passe do volante, pois "os mesmos teriam sido adquiridos em decorrência de contratos e vínculos desportivos pactuados com base na legislação anterior".
Para aumentar a polêmica, o advogado João Carlos Ferreira, que defende os interesses do Bahia, no Rio de Janeiro, deu uma opinião totalmente contrária sobre o assunto. Também na quarta, ele afirmou de maneira categórica que "Bebeto ficará livre para atuar em qualquer clube a partir da próxima segunda-feira, caso não renove seu contrato até essa data". Para assinar um novo contrato, o volante pede um salário de R$50 mil, porém, a direção tricolor oferece os mesmos R$30 mil que o jogador ganha atualmente.
Ainda sem acertar sua renovação contratual, Bebeto não participou do coletivo realizado na tarde de quarta, no Fazendão, e apenas fez um trabalho de corrida ao redor do gramado. Além dele, outros quatro titulares ficaram de fora da atividade. Jefferson também se limitou a correr, enquanto Alex Oliveira e Claiton realizaram um trabalho com bola à parte, orientados pelo fisicultor Jorge Lago. O outro titular ausente foi Róbson, que permanece em tratamento de uma inflamação crônica no tendão de Aquiles e sequer desceu para o gramado.
Mesmo com tantos titulares sem condições de treinar, Evaristo decidiu comandar o primeiro coletivo da semana, visando à partida contra o Treze-PB, no próximo domingo, pelo Campeonato do Nordeste. O time titular, que formou com Émerson; Japinha, Carlinhos, Jean Elias e Chiquinho; Preto, Ramos, Fábio Costa e Capixaba; Washington e Nonato, venceu os reservas por 4x0. Washington, Nonato e Fábio Costa, duas vezes, marcaram os gols.
Evaristo de Macedo gostou da movimentação do treino e demonstrou esperança em ter o time completo para enfrentar o Treze. "Como tenho alguns titulares de fora, tenho que testar as opções que disponho. Mas ainda temos um certo tempo pela frente e acho que vou poder contar com todo mundo no domingo", acredita o treinador.