CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 RESULTADOS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 Últimas Notícias
 F-Indy
 Motociclismo
 F-3 Sul-Americana
 F-3.000 Internacional
 Indy Lights
 Stock Car
 F-3 inglesa
 F-Chevrolet
 F-Renault
 Rali
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Salvador larga na frente para sediar Indy
Sexta-feira, 23 Março de 2001, 00h41
Atualizada: Sexta-feira, 23 Março de 2001, 01h15

Salvador - Os baianos amantes da velocidade têm motivos de sobra para estar pulando de felicidade. É que muito provavelmente a capital baiana irá sediar em 2002 uma etapa da Fórmula Indy, campeonato de automobilismo promovido pelo grupo americano Cart. No início da manhã de quinta, Salvador recebeu a visita do ex-campeão de Fórmula-1 e Fórmula Indy, Émerson Fittipaldi, que, a convite da prefeitura municipal, foi conhecer de perto as possibilidades oferecidas pela cidade.

Fittipaldi detém os direitos de transmissão televisiva e organização da competição no Brasil e está à procura de uma nova cidade para abrigar a corrida em 2002, já que o Brasil ficou de fora do campeonato neste ano. A prefeitura do Rio não quis bancar os custos e, assim, a Cart cancelou a prova. A Fórmula Mundial é exibida atualmente para cerca de 200 países.

"Sem dúvida, uma prova de automobilismo que combina com o perfil turístico de Salvador", observou o campeão. Segundo ele, apesar de outras cidades brasileiras estarem no páreo para sediar a etapa da corrida, a capital baiana tem peculiaridades que facilitarão esta escolha. "Além de ser uma cidade belíssima e litorânea, Salvador tem um aeroporto internacional, que facilitará o acesso das equipes e equipamentos, e ainda possui um forte perfil turístico", avalia. Sem agenda definida ainda para próximos encontros em Salvador, o campeão voltou para São Paulo no final no dia.

"A Bahia é um estado que tem crescido muito e despontado para realizações desse nível. Além disso, não faltam atrativos na primeira capital do país", pontuou o desportista. Além de conhecer melhor a cidade, Fittipaldi participou, no turno vespertino, de uma reunião com o prefeito Antonio Imbassahy para definir os tópicos iniciais do projeto para a realização da Fórmula Mundial na Bahia.

De acordo com Fittipaldi, se efetivada a possibilidade de realização em Salvador, a etapa brasileira deverá acontecer num circuito de rua e movimentará cerca de US$70 milhões em recursos. "A idéia é realizar inicialmente um circuito de rua, como acontece na Fórmula-1, em Mônaco, e depois partir para a construção de um autódromo", esclareceu Émerson.

Durante a manhã, Fittipaldi analisou mapas e fotos de diversas avenidas de vale e deu um passeio panorâmico sobre a cidade para analisar as possibilidades de instalação do circuito. Entre os locais cogitados a princípio, foram destacados o Circuito do Carnaval na Barra, a Avenida Adhemar de Barros (Ondina) e a Avenida Contorno, local que segundo o corredor lembra o circuito de Mônaco, por margear o mar. A Avenida Paralela também foi citada como possível local da prova.

Na reunião com o prefeito Imbassahy, Émerson tratou da definição de detalhes para a realização do evento. "Será uma honra para Salvador sediar um grande prêmio automobilístico. Estamos muito interessados nesta proposta, que possibilitará a projeção da cidade internacionalmente. Por isto, estudaremos cuidadosamente e com seriedade todas as alternativas para fazer este desejo se tornar realidade", afirmou Imbassahy pouco depois da reunião, que aconteceu a portas fechadas. Fittipaldi salientou que é importante o Brasil entrar nesta corrida para voltar a ser sede de uma etapa da F-Mundial em 2002, pois existem outros países do mundo também interessados no evento.

Émerson lembrou que uma corrida da categoria atrai cerca de 1.200 profissionais que atuam nass equipes e nos bastidores da organização. Ele relatou que as cidades que possuem um GP ganham uma movimentação intensa durante dez dias, desde a chegada dos equipamentos e dos profissionais de imprensa de todo o mundo, até as promoções que as equipes fazem com os pilotos e ainda as festas dos patrocinadores e eventos paralelos, como feiras e espetáculos que acontecem no período das corridas.

Correio da Bahia


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fórmula Indy
Brasileiro aposta em nova vitória na Indy
Bruno Junqueira se estranha com Zanardi
Emerson defende Indy em Salvador
Da Matta sonha em se manter entre os primeiros
Veja lista completa