Leverkusen - De jogador da seleção alemã ao de reserva de seu clube: o germano-brasileiro Paulo Rink (28 anos), que joga no vice-campeão de futebol da Alemanha, Bayer Leverkusen, está atualmente no seu pior momento.
Trinta meses depois de sua estréia internacional, sob as ordens do treinador alemão da época -Berti Vogts-, na vitória de 2-1 sobre Malta, em setembro de 1998, Rink deverá acompanhar das tribunas a partida válida pelas eliminatórias para o Mundial 2002 da zona européia (grupo 9) contra a Albânia, no sábado em "seu" estádio, o BayArena de Leverkusen.
Rink, que possui desde 1998 a dupla nacionalidade, brasileira e alemã, graças a um avô alemão, não está nos planos do atual treinador, Rudi Voeller. Rink também caiu em desgraça aos olhos de seu ex-técnico na seleção, Berti Vogts, atual treinador do vice-campeão. No ataque do Leverkusen, ele ocupa apenas a quarta posição, atrás de Ulf Kirsten, Oliver Neuville e de Thomas Brdaric.
Os dirigentes do Bayer Leverkusen gostariam de negociar Rink, que chegou à Bundesliga em 1999, comprado do Santos, assim como seu compatriota Robson Ponte.
"Não estou feliz com minha situação", se queixou Rink à revista esportiva Sport-Bild. "Meu contrato vai até 2002, e depois posso partir sem indenização de transferência", acrescentou. "Se já não precisam de mim, que o digam. Então, vou com minha esposa grávida para o Brasil, e que o Bayer pague meu salário. No momento, minha família é mais importante", declarou o atacante.
Apesar de Rink estar vivendo um mau momento na Bundesliga, não faltam propostas provenientes do exterior. O clube escocês Celtic Glasgow manifestou interesse no final de janeiro e declarou estar disposto a pagar US$ 7 milhões. O clube alemão recusou a proposta.
O Besiktas Istambul, treinado pelo ex-técnico do Leverkusen, Christoph Daum, demitido por ter consumido cocaína, também está interessado em Rink.
Porém, o manager do Leverkusen, Reiner Calmund, pôs fim às especulações. "Não recebemos nenhuma proposta do Besiktas, nem de Daum. Tudo isso são palavras ao vento", declarou.
Calmund pediu a Paulo Rink que treine e jogue bem. Assim, "muitas coisas se resolverão por si só e o clube terá melhores perspectivas".
Nesta temporada, o atacante germano-brasileiro marcou cinco gols em 17 partidas do campeonato, no qual entrou e saiu 13 vezes, contra dez gols em 16 partidas da Bundesliga na temporada passada.