São Paulo – Vinte e dois jogos movimentaram neste sábado os nove grupos das Eliminatórias Européias para a Copa de 2002, que será na Coréia do Sul e no Japão. As equipes mais tradicionais não decepcionaram e venceram seus compromissos. Em Liverpool, a Inglaterra virou o jogo para cima da Finlândia e venceu por 2 a 1.
O English Team está agora na vice-liderança do Grupo 9, o mesmo da Alemanha. Os alemães, aliás, mesmo jogando em casa, suaram muito para vencer a Albânia por 2 a 1 e assumir a liderança do grupo.
Pelo Grupo 8, a Itália venceu a Romênia fora de casa por 2 a 0 e está tranqüila na liderança. Também por este grupo, Hungria e Lituânia empataram por 1 a 1.
A Espanha goleou a modesta seleção de Liechenstein por 5 a 0 e manteve a liderança do Grupo 7 com uma campanha invicta de 3 vitórias em 3 jogos. Ainda por este grupo, Áustria e Bósnia empataram por um gol.
A Holanda, outra seleção forte que jogou neste sábado goleou Andorra por 5 a 0, pelo Grupo 2. Os holandeses estão em terceiro no grupo e se preparam para enfrentar o líder Portugal, que descansou nesta rodada. A segunda colocação deste grupo está com a Irlanda, que neste sábado goleou o Chipre por 4 a 0.
Confira os demais resultados da rodada européia das Eliminatórias neste sábado. Vale lembrar que a França, já classificada, goleou o Japão (também pré-classificado ao lado da Coréia do Sul) por 5 a 0, em amistoso disputado no Stade de France.
Grupo 1
Rússia 1 x 1 Eslovênia
Luxemburgo 0 x 2 Ilhas Faroe
Iugoslávia 1 x 1 Suíça
Grupo 3
Irlanda do Norte 0 x 1 República Checa
Bulgária 1 x 1 Islândia
Malta 0 x 5 Dinamarca
Grupo 4
Turquia 1 x 1 Eslováquia
Suécia 1 x 0 Macedônia
Azerbaijão 0 x 0 Moldávia
Grupo 5
Noruega 2 x 3 Polônia
Ucrânia 0 x 0 Bielo-Rússia
Armênia 0 x 0 País de Gales
Grupo 6
Escócia 2 x 2 Bélgica
Croácia 4 x 1 Letônia
Garantem vaga automaticamente as nove seleções campeãs de cada grupo. Mas as nove segundas colocadas ainda mantém chances de ir à Copa.
Após um sorteio, serão montadas quatro chaves com dois times cada, garantindo vaga o vencedor dos confrontos, em jogos de ida e volta. O nono time disputa uma repescagem contra o terceiro colocado da Ásia. O vencedor também vai à Copa.Vale lembrar que a França, última campeã, já têm vaga assegurada. Dessa forma, 14 ou 15 seleções européias participam da fase final da Copa do Mundo.