Goiânia - A ciclista goiana Janildes Fernandes troca Goiânia por Veneza, na Itália, onde morará a partir desta segunda-feira. Ela foi contratada pela equipe HP Lorena, pela qual vai disputar o Campeonato Mundial deste ano e ainda o Pan-Americano, além de todo o calendário europeu. Janildes, que viaja neste domingo, estava na equipe paranaense Caloi desde o ano passado e ficou sete meses na França em 2000 antes de disputar a Olimpíada da Austrália.
A atleta, que começou a carreira na Copa Goiás de Ciclismo, realizada pela Organização Jaime Câmara, acredita que terá chance de fazer um bom papel no Mundial, a ser disputado no fim do ano na Europa. “Terei agora meu primeiro contrato como profissional, pois na França eu participava das provas apenas como representante da seleção brasileira que se preparava para a Olimpíada”, explica.
Olimpíada
Segundo Janildes, a equipe HP Lorena tem as melhores atletas da Itália. “Poderei correr em provas da categoria sub-23 e na elite, mas o técnico disse que me colocará na elite”, explica. O objetivo de Janildes é chegar à Olimpíada de Atenas em condições de ganhar uma medalha. O contrato na Itália vai até setembro, mas, dependendo do desempenho, Janildes renovará com a equipe.
Sobre o ciclismo goiano, Janildes acha que está havendo uma regressão, pois algumas equipes encerraram suas atividades e falta patrocínio para as que ainda estão em atividade. “No Brasil, como um todo, está havendo um crescimento, principalmente nas provas femininas, pois venho percebendo isso desde a Prova 9 de Julho”, diz.
A atleta acredita que o ciclismo tem chance de crescer no Estado com a entrada de Wanderley Magalhães na Federação Goiana de Ciclismo. “Todas as categorias devem ter uma melhoria”, aposta.
Vencedora por três vezes consecutivas da 9 de Julho, a principal corrida brasileira, Janildes não participa este ano, pois não pode vir em julho para o Brasil. Ela, porém, vai ao Uruguai, em maio, quando disputará o Campeonato Pan-Americano.