Cajazeiras - Reza também dá certo no futebol? Essa é a pergunta mais ouvida nas esquinas, nos bares e nas arquibancadas dos estádios de futebol em Cajazeiras, na Paraíba, desde que o padre Francivaldo Nascimento Albuquerque, que também é vice-prefeito do município, decidiu assumir a presidência do Atlético Cajazeirense, o clube de futebol profissional da cidade e que vinha enfrentando uma grave crise financeira e acumulando uma longa lista de débitos.
Como é, reza dá certo em futebol? A pergunta se fez mais ouvida nas últimas três semanas, quando o Atlético disputou três jogos pelo campeonato estadual e perdeu todas as partidas. O padre Francivaldo Albuquerque não se abala: “Reza dá certo em tudo, porque agrega a certeza humana e a bênção de Deus”. Para o presidente do Atlético, a equipe não estava vencendo devido ao “fracasso humano, as questões técnicas e a falta de conjunto dos atletas”.
Ele acredita que a maré baixa vai ser revertida e que o trabalho que vem sendo feito por dirigentes, comissão técnica e jogadores, aliado a suas orações e a dos torcedores, vai começar a apresentar resultados neste domingo, no jogo contra o Sousa.
Na opinião do padre Francivaldo não há dicotomia entre fé e futebol. “A fé deve estar presentes em todas as atividades humanas”, diz o Padre, que costuma reunir os atletas regularmente para fazer preleções.
“Falo sobre a fortaleza do cristão, como disse São Paulo, que o cristão é um eterno conquistador, que tem vigor e potencialidade para vencer sempre”, explicou o padre-desportista. Para ele, quando o atleta assume a espiritualidade de São Paulo se fortalece e tem muito mais condições de ser vitorioso, pois assume uma característica de combate e se torna uma fortaleza humana.
Mas o padre Francivaldo também fala de Jesus Cristo para os jogadores do Atlético tentando fortalecê-los para a vitória. “Falo sempre da figura de Jesus Cristo, falo sobre missão; quem for fiel à missão, é fiel até o fim, mesmo com o sacrifício de algum membro, mesmo que seja preciso ir à cruz”, defendeu. De acordo com a fé do Padre, falar sobre o exemplo de Jesus pode ajudar aos atletas a se concentrarem mais em sua missão, que é vencer dentro de campo.
Alguns jogadores também acreditam que a reza pode ajudar no futebol. É o caso do atacante da Silva. Ele acha que as preleções do padre Francivaldo são importantes para fortalecer o espírito dos jogadores. O meia Sueldo também acredita que a fé a oração ajudam os atletas.
Mais do que reza, porém, os jogadores atleticanos estão satisfeitos é com o tratamento material que vêm recebendo do padre Francivaldo. A sede é limpa e confortável, a comida é farta e boa e o presidente aparece praticamente todos os dias para conversar com os jogadores. “Ele é diferente dos outros presidentes que a gente quase não vê; ele vem procurar saber o que a gente está precisando e não deixar falta nada”, disse o atacante Da Silva.