Hobart, Austrália – Os nadadores Ian Thorpe e Grant Hackett são dois grandes favoritos para quebrar o recorde mundial dos 800 metros livre, que já dura sete anos, depois que se classificaram como o primeiro e segundo mais rápidos, respectivamente, no Torneio Australiano de Natação, neste domingo.
Os dois australianos agora se enfrentam na final, que será realizada nesta segunda-feira, sendo que o vencedor certamente quebrará o recorde mundial de Kieren Perkins.
Perkins estabeleceu a marca quando também marcou o atual recorde de 1500m em 1994, nos Jogos da Boa Vontade, no Canadá. Mas agora que a prova dos 800m é separada, seu recordo provavelmente não durará muito mais tempo. ``Certamente um tempo como este vai abaixar, ao menos que a gente nade muito mal'', disse Hackett.
Thorpe, atual campeão dos 400m mundial e olímpico, não tinha nadado os 800m antes da bateria de domingo, mas se mostrou em forma depois de quase quebrar o recorde dos 400m no sábado. ``É algo que nunca fiz antes...mas garanto que pelo que tenho treinado, posso bater a marca'', disse Thorpe.
O campeonato que garante vaga no mundial que será realizado no Japão, teve a presença do medalha de prata olímpico, Matt Welsh, que ganhou a bateria dos 100m neste domingo com 54.43 segundos, garantindo vaga no time.
Welsh é o favorito no mundial depois que o norte-americano Lenny Krayzelburg, que detém o recorde mundial e medalha de ouro nas Olimpíadas, anunciou que não participaria do mundial.
``É uma pena que ele não vai competir, mas não posso me preocupar com isso'', disse Welsh, um dos únicos melhores do mundo que continuou treinando desde as Olimpíadas.
``Meu objetivo era me classificar para o mundial e como o fiz, estou muito feliz com isto'', disse Welsh.