São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, foi eliminado pelo sueco Thomas Johansson, nesta segunda-feira, na terceira rodada do Torneio Masters Series de Miami, nos Estados Unidos. O sueco fechou o jogo com 2 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 6/4. Este resultado tira Guga da liderança da Lista de Entradas da ATP, já que o brasileiro defendia muitos pontos neste torneio por ter sido vice-campeão no ano passado. Quem comemora é o russo Marat Safin, que mesmo eliminado de Miami logo na estréia assume o primeiro posto.
O próximo adversário de Johansson é o suíço Roger Federer, que nesta segunda eliminou o australiano Mark Philippoussis.por 2 sets a 1 (3/6, 7/6(4) e 6/2).
Durante todo o primeiro set, Guga esteve apático, com dificuldades em acertar o primeiro saque, o que permitia que Johansson soltasse o braço nas devoluções e conseguisse duas quebras de serviço. O sueco por sua vez, sacou muito bem e soube comandar a partida até fechar com 6/3 em 38 minutos.
Mas eis que Guga voltou totalmente diferente para o segundo set, vibrando a cada ponto e encaixando os primeiros serviços com mais precisão. Johansson se enervou e passou a ceder pontos ao brasileiro. Mas a confirmação não veio fácil. Guga chegou a abrir 5 a 1 e permitir que o sueco encostasse em 5 a 4. Vibrando muito, Guga confirmou finalmente o serviço e fechou com 6/4, novamente com 38 minutos.
O terceiro set foi o mais equilibrado da partida. Guga confirmava os serviços com extrema facilidade, mas não conseguia quebrar o saque de Johansson. Quem consegui a quebra no décimo game foi o sueco, que se aproveitou do nervosismo do brasileiro e fechou o game em 6/4 em 39 minutos.
Veja os outros resultados da rodada desta segunda-feira:
Andre Agassi (EUA) derrotou David Prinosil (Alemanha), 6/1 e 6/3
Ivan Ljubicic (Croácia) d. Magnus Norman (Suécia), 7/6 (7/5) e 6/2
Patrick Rafter (Austrália) d. Francisco Clavet (Espanha) 6/3, 3/6 e 6/3
Alex Corretja (Espanha) d. Jerome Golmard (França) 7/6 (7/1), 7/6 (8/6)
Carlos Moyá (Espanha) d Arnaud Clement (França) 6/4, 0/6 e 6/4
Tommy Haas (Alemanha) d. Dominik Hrbaty (Eslováquia) 6/7 (4/7), 6/0 e 6/3
Roger Federer (Suíça) d. Mark Philippoussis (Austrália) 3/6, 7/6 (7/4) e 6/2
Clique aqui para ver como ficou a chave do Torneio de Miami.