Belo Horizonte - O meia Cleison já começou a contagem regressiva para o seu retorno ao time do Atlético. O jogador foi submetido a uma cirurgia (artroscopia) no joelho direito e está afastado do time há mais de um mês. A sua expectativa é de que esteja à disposição do técnico Abel Braga para a segunda fase do Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil. “É justamente quando essas competições ganham verdadeiramente um espírito competitivo", disse o jogador.
O meia já viveu situação semelhante em 1992, quando jogava pelo Cruzeiro. Ele sofreu uma cirurgia no joelho esquerdo e também ficou um longo período em recuperação. “Essa fase é muito ruim para a carreira do jogador. Neste momento, é preciso muita tranqüilidade e confiança em Deus", salientou Cleison, que está ansioso para voltar a jogar pelo Atlético, no momento em que o time está classificado para a segunda fase do Campeonato Mineiro e também já garantiu a vaga na próxima fase da Copa do Brasil.
“A vontade de voltar e ajudar o time é grande. Espero que isso ocorra o mais rápido possível, porque está difícil ficar de fora", disse Cleison, animado com a sua recuperação. Agora, ele começa a fase de recondicionamento físico, com uma programação especial elaborada pelo preparador Gilson Kleina. De acordo com Kleina, o jogador já está treinando há 12 dias, fazendo hidroterapia e fisioterapia sob a orientação do fisioterapeuta Marcos Túlio Silva Melo.
“O Marcos Túlio me passa um relatório diário, porque estamos fazendo um trabalho de readaptação. Através disso, estamos avaliando gradativamente seus movimentos", disse Gilson Kleina. Se Cleison passar bem por todos estágios, o preparador físico elaborará uma programação especial para o apoiador. “Dentro de nossa previsão, no dia 10 de abril ele será entregue ao técnico Abel Braga para iniciar os trabalhos com bola", ressaltou.
Quanto à situação de Gilberto Silva, o médico Rodrigo Lasmar, que na tarde de quarta-feira estava de plantão no Centro de Treinamentos, em Vespasiano, informou que o volante deverá ser liberado para os treinamentos dentro de um mês, possivelmente no início de maio. “De acordo com o nosso planejamento, a previsão é que que dentro de um mês Gilberto Silva seja liberado para fazer corrida", disse.
Gilberto Silva continua se recuperando de uma fratura por estresse na perna direita. O volante não precisa mais usar muletas, está andando normalmente e vem realizando fisioterapia e exercícios para reforço muscular na bicicleta.
Já o retorno do zagueiro Neguete continua sem previsão. Ele se recupera de uma nova cirurgia no joelho direito, onde já havia se submetido a uma operação em outubro de 1999. Naquela época, Neguete ficou praticamente um ano fora da equipe. De acordo com o médico Rodrigo Lasmar, o jogador já está fazendo atividades aeróbicas e bicicleta para fortalecimento muscular do joelho.