São Paulo – A capitã da equipe brasileira na Fed Cup, a versão feminina da Copa Davis, Andréa ‘Dadá’ Vieira, anunciou nesta quarta-feira seu retorno às quadras. Ela se convocou para os jogos entre 23 e 28 de abril em Montevidéu, no Uruguai, pelo Grupo 1 da Américas, uma espécie de segunda divisão do torneio.
Além dela, foram chamadas Joana Cortez (240º no ranking mundial), Vanessa Menga (340º), Bruna Colósio e a juvenil Maria Fernanda Alves (482º). A assistente técnica será Luciana Tella.
Dadá disse que tomou a decisão depois que a gaúcha Miriam D´Agostini, que era número 1 do Brasil, resolveu se aposentar. "Desde janeiro, estou treinando e vou mostrar isso para as meninas a partir de 21 de abril em Montevidéu. Quem estiver bem, será escalada", disse Dadá, que admitiu jogar as partidas de simples. Antes de entrar em quadra no Uruguai, ela fará um deste durante torneio em Belo Horizonte, a partir de 16 de abril. "Temos de encarar de frente países fortes como a Colômbia, Canadá e Venezuela, e fazer o melhor possível", disse ela. O Brasil ainda terá pela frente os países República Dominicana, Equador, México, Paraguai e Uruguai.
Outra novidade no time é Bruna Colósio, que joga nos EUA. "Ela é uma jogadora que tem garra e se encaixa bem neste tipo de competição", avalia Dadá.