Rio - O senador Geraldo Althoff, relator da CPI do Senado, que investiga supostas irregularidades do futebol brasileiro, gostou dos depoimentos prestados na manhã desta quarta-feira pelo ex-presidente do Fluminense Manoel Schwartz e pelo ex-presidente do conselho deliberativo do clube José Pereira Antelo.
Althoff elogiou muito o hábito da administração do Fluminense de manter auditorias independentes, mas lembrou que a medida não consegue inibir a má gestão. Já para o presidente da CPI, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a maneira ideal para exercer o controle sobre a gestão de clubes de futebol é fixar penalidades para administrações ruins. Dias acredita que apenas desta forma pedagógica, os dirigentes pensarão duas vezes antes de abusar dos clubes.
Dias aproveitou a ocasião para destacar os esforços da CPI para obter a colaboração de autoridades dos poderes Executivo e Judiciário na investigação sobre a movimentação bancária dos clubes de futebol no exterior. O senador contou que já foram feitos contatos com o Ministério da Justiça, com a Advocacia Geral da União e com o Supremo Tribunal Federal.
DEPOIMENTOS: Nesta quinta-feira os senadores vão ouvir, às 10h, Mário Cupelo, vice-presidente do Vasco. Na seqüência quem presta depoimento é Serafim Del Grande, líder da oposição do Palmeiras. Foram confirmados para terça-feira os depoimentos dos dirigentes do Santos.