Rio - O pernambucano Bernardo Pigmeu voltou a ser o destaque da fase australiana do Circuito Mundial da ASP. Atualmente morando no país, o surfista de apenas 17 anos venceu as duas baterias que disputou nas ondas de 1 metro de altura de Newcastle Beach e garantiu sua classificação para a quinta rodada do Mark Richards Newcastle City Pro, 12ª etapa do World Qualifying Series (WQS). A competição tem nível 4 estrelas e distribui US$ 60 mil em prêmios, além de 1.500 pontos no ranking que classifica 15 atletas para o ASP World Championship Tour (WCT) do ano que vem.
No total, 256 surfistas de 16 países se inscreveram para o tradicional evento de Newcastle. Além de Pigmeu, que já despachou quatro australianos, outros seis brasileiros também competiram na quarta e quinta fases das triagens realizadas entre terça e na quarta-feira. O único que se classificou, no entanto, foi o paulista Odirlei Coutinho. O carioca Leonardo Neves e o santista Beto Fernandes ainda passaram uma bateria, mas foram eliminados na fase seguinte. Já Danylo Grillo (SP), Marcelo Trekinho (RJ) e Álvaro Bacana (MA), foram barrados logo em suas estréias na competição.
Mais dois brasileiros estarão fazendo as suas primeiras apresentações no Mark Richards Newcastle City Pro na sexta fase: Raoni Monteiro (RJ) e Edgar Bischof (SP). Raoni está escalado na primeira bateria e irá enfrentar o número 3 do WCT 2000, Rob Machado (EUA), além de Odirlei Coutinho e do japonês Norimasa Ohno. Bischof está na sexta bateria, com Peter Mendia (EUA) e os australianos Matt Bemrose e Daniel Frodsham. Já Bernardo, disputará duas vagas para a próxima fase na décima bateria, contra Darren Turner (AUS) e os ex-top 44 do WCT, Beau Emerton (AUS) e Tim Curran (EUA).