Rio - A segunda rodada do returno do 12º Campeonato Nacional masculino de basquete começa neste sábado colocando frente a frente os vice-campeões de São Paulo e Rio de Janeiro: Bauru/Tilibra/Copimax x Botafogo, às 18h, no ginásio Panela de Pressão. A rodada prossegue no domingo com mais cinco jogos: Fluminense x Unit/Uberlândia (11h), Marathon/Franca x Ipiranga/Badesc (18h), Unisanta x Valtra/UMC/Mogi (18h), Leitor/Casa Branca x Sogipa (18h) e Sercomtel/Londrina x COC/Ribeirão Preto (19h). A rodada termina na segunda-feira, com Vasco da Gama x Hebraica/Blue Life (19h), no ginásio do Tijuca.
Bauru e Botafogo é o confronto das equipes recordistas de vitórias consecutivas (sete) no Nacional 2001 e duas das favoritas ao título. O time paulista foi derrotado em casa na quinta-feira pelo Uberlândia por 104 a 99, enquanto o Botafogo foi até Santos e superou a Unisanta por 87 a 78. No turno, no Rio, o Botafogo venceu por 112 a 99.
“Acredito que será uma partida muito difícil. Estamos um pouco cansados, mas confiantes em fazer um bom jogo. Aos poucos a nossa equipe vai se acertando, os atletas machucados estão retornando e o pivô Jaja está se entrosando bem no time. Temos que jogar concentrados e manter o ritmo de jogo. Na última partida, contra o Unisanta, fizemos um excelente primeiro tempo, nos acomodamos e o rendimento caiu na segunda etapa. Isso não pode acontecer contra o Bauru, ainda mais na casa deles, onde crescem muito”, comentou o técnico do Botafogo, Emmanuel Bonfim.
“Será mais um grande desafio para nós. O pivô Leon deve voltar mas o pivô Michel e o ala Marlon continuam se recuperando. EEstamos passando por um momento delicado, com muitos atletas machucados. Mas acredito na superação da minha equipe. Já fizemos até demais, contando com tantos desfalques desde o início da competição. Contra o Botafogo, temos que nos concentrar em marcar forte e tentar anular o Marcelinho, que é o jogador chave deles”, disse o técnico Guerrinha, do Bauru.