São Paulo - Rubens Barrichello pode apostar com sua avó. Segundo a previsão da meteorologia, deve chover tanto durante o treino classificatório no sábado quanto durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 no domingo.
O piloto brasileiro disse em entrevista na quinta-feira que iria escutar com carinho as previsões da avó. ``Ela mora em Interlagos e algumas vezes prevê algo para o fim de semana (da corrida)'', disse Barrichello.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há mais chances de chuva no sábado do que no domingo, mas os dois dias devem ser nublados. ``No domingo começa a melhorar, mas o tempo continua com instável. A corrida é em um horário crítico, no qual ocorre a chuva da tarde'', explicou à Reuters Williams Bini, meteorologista do Inmet de São Paulo.
A previsão para o sábado é que ocorram chuvas entre 13h e 15h. O treino classificatório acontecerá das 13h às 14h no sábado. No domingo, a corrida começa às 14h. ``Com condições de chuva (no domingo), esta deve ocorrer do meio para o final da corrida'', explicou Bini.
As previsões são feitas a partir da análise de dados de satélite e de estações meteorológicas. A probabilidade de acerto para sábado é de 90 por cento e para domingo de 70 por cento.
Para Barrichello, uma corrida que começa no seco e termina com a pista molhada é mais difícil, mas o perigoso mesmo são as pancadas de chuva.
``Se a corrida começa na chuva e vai para o seco o acerto do carro não é problema. Se começa seco e vai para a chuva há mais problemas, mas ainda dá para acertar'', disse ``Mas se chover como tem chovido é que é problema. Há mais chances de sair reto'', disse o brasileiro, referindo-se às chuvas de 20 a 30 minutos que caem têm caído em São Paulo durante à tarde.