CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais



 Especiais







 Fale com a gente



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo mostra que macacão da natação é inútil
Segunda-feira, 02 Abril de 2001, 18h31
Atualizada: Segunda-feira, 02 Abril de 2001, 18h42

Austin (EUA) - Os novos trajes eram o assunto do momento na natação antes das Olimpíadas de Sydney. Maiôs que iam do pescoço ao tornozelo, criados por empresas como Speedo e Adidas, diminuiriam o atrito com a água, aumentando a velocidade dos nadadores e promovendo a quebra de recordes.

Os tradicionalistas se irritaram, afirmando que as regras da Federação Internacional de Natação (Fina) proibiam o uso de dispositivos de flutuação ou outros do gênero que melhorassem a performance.

Os recordes foram de fato superados na Austrália. Mas, segundos dois novos estudos, isso não ocorreu necessariamente por causa dos novos maiôs.

Na primeira pesquisa, publicada na revista ``Swimming Technique'', Joel Stager, diretor do Laboratório de Perf, disse Toussaint.

Os pesquisadores fizeram um experimento numa piscina coberta, com 13 nadadores holandeses de nível internacional. Eles foram requisitados a nadar em velocidade máxima utilizando os novos maiôs e os calções tradicionais. A equipe não encontrou diferenças estatísticas relevantes nos tempos registrados.

A Speedo vinha afirmando que a roupa Fastskin reduziria o atrito entre o nadador e a água em 7,5 %. ``Os resultados desse teste não batem com o anúncio da Speedo'', disse Toussaint.

Mas a polêmica persiste. Em um estudo informal conduzido por Paul Bergen, técnico de natação de uma equipe do Oregon e treinador da holandesa recordista mundial Inge de Bruijn, os resultados atestam que a roupa da Speedo proporciona maior velocidade pelo menos no nado livre e no borboleta.

Os nadadores de Bergen fizeram testes de 25 metros com e sem a roupa Fastskin. Quando usavam o novo maiô, chegaram a baixar seus tempos em meio segundo. Mas críticos desse estudo dizem que, ao fazer a prova com calção de banho, os competidores envolvidos não haviam depilado o corpo como teriam feito antes de uma competição de alto nível.



Redação Terra


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Natação
Polícia encontra medalhas de Popov e Klim
Vasco domina segunda etapa do Carioca de natação
Vasco ganha fácil no estadual de natação
Americano quebra 2º recorde em uma semana
Veja lista completa