Porto Alegre - Raros torcedores que tomaram eufóricos as arquibancadas da Boca do Lobo teriam apostado que o Pelotas, depois de um começo desastroso no Octogonal final, pudesse terminar o primeiro turno em segundo lugar. Pois a vitória de 1 a 0 na quarta-feira sobre o Caxias, com um gol do centroavante Roberto, confirmou a previsão antes restrita aos fanáticos. O campeão da seletiva reencontrou seu futebol e larga no returno credenciado a buscar uma vaga na final.
Em Caxias do Sul, o Juventude superou o Santa Cruz por 2 a 1.
Depois de um primeiro tempo sonolento, de muita disputa no meio-campo e pouca inspiração, o Pelotas começou a segunda etapa dando as cartas. Nos oito minutos iniciais, o nome do goleiro caxiense Sadi foi o mais repetido pelas emissoras de rádio. Pelo menos quatro defesas importantes adiaram a abertura do placar até os 9 minutos, quando Roberto dominou no peito, abriu espaço e bateu no canto direito. A bola ainda roçou a trave antes de cair na rede.
Confuso, o Caxias apostava no vacilo da defesa adversária. Só levou perigo com Negreti, sempre entrosado com o lateral Luiz Paulo. O técnico Hélio Vieira, conhecedor do futebol pelotense, promoveu alterações infrutíferas com Eduardinho e Formiga. Perto dos descontos, Jairo Santos cobrou uma falta na trave, mas o resultado acabou traduzindo a supremacia do clube da Zona Sul.
"Estamos no caminho certo para decidir com o Grêmio", desabafou o centroavante Roberto.
No Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Juventude mostrou que também virá com força para o segundo turno do Octogonal. Mais uma vez o atacante Dauri foi decisivo para vitória do time treinado pelo técnico Hélio dos Anjos. O jogador teve alta movimentação e marcou dois gols. O Santa Cruz descontou por intermédio de Pedrinho. Com o resultado, o Juventude terminou na terceira posição no primeiro turno, com 11 pontos e vantagem no número de gols marcados do que o São José.
"Aos poucos vamos evoluindo. O Juventude tem condições de melhorar ainda mais no segundo turno", comentou Hélio dos Anjos.
No sábado, o Juventude recebe o Grêmio no Alfredo Jaconi.