Rio - Primeiro e segundo colocados do Nacional Masculino de Basquete entram em quadra nesta sexta-feira, pela terceira rodada do returno. Com 30 pontos ganhos, o líder Botafogo recebe o Casa Branca, décimo colocado, às 20h. No primeiro turno, a vitória foi dos cariocas: 89 a 79, no ginásio do adversário.
“Será uma partida difícil e equilibrada, pois a equipe deles é boa e sempre surpreende. O nosso time está se acertando agora, com a volta do Alexey, do Macetão e do Léo, que estão readquirindo ritmo de jogo”, analisou o técnico do Botafogo, Emmanuel Bonfim.
O vice-líder da competição é o Franca, também com 30 pontos. A equipe vai até Mogi (SP) enfrentar o time local, que perdeu os últimos cinco jogos e ocupa o 13º lugar. Jogando em casa, o Franca venceu o primeiro confronto entre as duas equipes pelo Nacional por 93 a 91.
“As equipes estão em posições diferentes. Nós buscamos manter a regularidade enquanto o Mogi precisa se recuperar na tabela. Temos de usar isto a nosso favor, pressionar ao máximo e jogar a responsabilidade para eles”, comentou o treinador Daniel Waffty.
Outras cinco partidas completam a rodada: Sogipa X Hebraica, Ipiranga X Flamengo, Goiás X Unisanta, Ribeirão Preto X Vasco da Gama e Uberlândia X Londrina.
Estatísticas - Dos 135 jogos realizados até a segunda rodada, 78 (57,8%) foram vencidos pelas equipes que tiveram o mando de quadra, contra 57 (42,2%) vitórias dos times que atuaram como visitantes. Nos 29 confrontos entre as equipes do Rio de Janeiro e de São Paulo, a vantagem é dos cariocas: 21 vitórias contra 8 dos paulistas.