Salvador - E a história voltou a se repetir no Fazendão. Assim como ocorreu quarta-feira passada, uma modificação tática feita durante o coletivo de sexta-feira alterou o desempenho da equipe titular do Bahia, que cresceu de maneira nítida em termos ofensivos. Em ambas ocasiões, o técnico Evaristo de Macedo escalou inicialmente os volantes Ramos, Bebeto e Claiton, formação que pretende mandar a campo para enfrentar o CRB, no domingo, na Fonte Nova. Todavia, após a entrada de Fábio Costa no lugar de Claiton, o time apresentou de novo muito mais força no ataque, o que pode fazer com que o treinador modifique a disposição de escalar três volantes para a partida de domingo.
De fato, as coincidências foram muito grandes. No treino de quarta-feira, o primeiro tempo terminou empatado por 1x1, mesmo placar do primeiro período do coletivo de ontem. Porém, bastou Evaristo sacrificar um volante, promovendo Fábio Costa à condição de titular, para o panorama se alterar. Com ele em campo, o time principal goleou os reservas por 4x2, quarta-feira, e 6x1, ontem. Além de Fábio Costa, que marcou um gol para cada lado, o destaque do apronto foi Robson, autor de três gols - Ramos e Nonato completaram o placar.
A boa atuação de Fábio Costa nos dois coletivos mexeu com a cabeça de Evaristo, que já não confirma a escalação do tricolor para enfrentar o CRB com a mesma segurança. Desde o início da semana, o treinador fez questão de enfatizar que Ramos e Claiton seriam titulares, mas as declarações dadas ontem não foram tão objetivas. "Confirmei a equipe na terça-feira com a intenção de deixar o grupo tranqüilo. Mas ainda temos um treino amanhã (hoje) e algo pode mudar", esquivou-se.
Seja com dois ou três volantes, o certo é que o Bahia necessita derrotar o CRB amanhã, para continuar lutando pela liderança da fase classificatória do Campeonato do Nordeste. Desde que o clube garantiu vaga nas semifinais da competição na rodada passada, ao derrotar o Fortaleza, esse é o objetivo a ser perseguido. O adversário direto nessa briga é o Náutico, que está dois pontos à frente do Tricolor e ainda não perdeu no campeonato.
No intervalo da partida contra o CRB, o Bahia e a Extra Life Ortopedia Técnica entregarão uma prótese de perna direita ao jovem Luciano Anunciação Reis, vítima de um acidente automobolístico. O rapaz, 21 anos, morador de Nova Sussuarana, foi alvo de recente matéria na TV Bahia, registrando sua força de vontade para viver e jogar futebol, apesar da deficiência física. O fato sensibilizou a direção tricolor, que se prontificou a ajudar Luciano.