São Paulo – A Suécia assegurou neste sábado sua classificação para as semifinais do Grupo Mundial da Copa Davis. Jogando em casa, os suecos chegaram, com a vitória na partida de duplas, a 3 a 0 contra a Rússia e agora aguardam o adversário no confronto entre Brasil e Austrália.
O ponto que definiu a série foi marcado por Jonas Bjorkman e Simon Aspelin. Eles precisaram de cinco sets para derrotar Yevgeny Kafelnikov e Andrei Olhovski na quadra rápida e coberta de Malmoe. As parciais foram de 4/6, 6/1, 7/5, 6/7 e 6/2.
Os russos não puderam contar com seu melhor jogador. Marat Safin, número 1 do mundo, ficou fora da disputa por causa de uma contusão.
Na sexta-feira, Magnus Norman fez o primeiro ponto sueco ao bater Mikhail Youzny, o substituto de Safin, por 7/6, 6/4 e 6/2. Depois, Thomas Johansson ampliou a vantagem ao superar Kafelnikov por 6/4, 1/6, 7/6, 3/6 e 6/2.
No domingo, apenas para cumprir a programação, acontecem os dois últimos jogos de simples. Provavelmente as partidas serão disputadas em melhor de três sets e os capitães deverão fazer substituições nos titulares. A princípio, estavam previstos jogos entre Norman x Kafelnikov e Johansson x Youzhny.