São Paulo – O Brasil confirmou seu favoritismo e conquistou neste domingo o tri no Campeonato Pan-Americano masculino de handebol da categoria júnior. Na decisão da competição, disputada na cidade americana de Atlanta, a vítima brasileira foi a Argentina, que levou de 26 a 23, na prorrogação. No tempo normal, houve empate em 19.
O jogo acabou sendo mais duro que o esperado. No primeiro tempo, a Argentina terminou em vantagem de 9 a 8. Os dois times, com o resultado, asseguraram a classificação para o Mundial da categoria, que acontece entre os dias 19 de agosto e 2 de setembro na Suíça.
O armador direito brasileiro Sidney Costa, da Metodista, foi eleito o melhor jogador do Pan e também o mais eficiente na posição. Ele terminou como artilheiro do torneio com 36 gols. Outro brasileiro na seleção da competição foi o goleiro Jerônimo Galinskas.
“Esse título é muito importante porque além de garantir o tricampeonato do Pan-Americano qualificou o Brasil para o Mundial. Além do mais fomos campeões com um elenco bastante jovem”, disse o chefe da delegação brasileira, José Ricardo Gianconi. “A Argentina é uma seleção muito competitiva e que tem muita raça, o que nos deixa mais orgulhosos ainda do título. Outra coisa que me deixa feliz é que entre os quatro primeiros colocados estão três equipes sul-americanas, o que prova que o handebol está se desenvolvendo muito na América do Sul.”
Nos jogos que definiram do terceiro ao oitavo colocados, o Canadá derrotou o Chile por 22 a 21; os Estados Unidos venceram Porto Rico por 24 a 15 e a Colômbia venceu o México por 31 a 24. A classificação geral ficou assim definida: 1º) Brasil; 2º) Argentina; 3º) Canadá; 4º) Chile; 5º) Colômbia; 6º) México; 7º) Estados Unidos; e 8º) Porto Rico.